A votação para escolher os indicados ao Oscar começou na quarta-feira (8) e seguirá até o dia 19 de janeiro. Os nomes que disputarão as estatuetas em cada categoria serão revelados em 23 de janeiro; já a cerimônia, está prevista para acontecer no dia 2 de março. Neste ano, o Brasil tem esperança de ver um nome muito conhecido brilhar na premiação: Fernanda Torres.
A estrela brasileira ganhou ainda mais visibilidade após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por ‘Ainda Estou Aqui’, e possui sérias chances de ser indicada à maior premiação do cinema. Dirigido por Walter Salles, o longa brasileiro também é um dos fortes concorrentes na categoria de Melhor Filme Internacional.
Mas, afinal, quem escolhe os indicados e vencedores do Oscar? Essa responsabilidade cabe aos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por mais de 10 mil profissionais ligados à indústria do cinema. Entre eles, mais de 60 são brasileiros.
Figuras renomadas do cinema nacional integram esse grupo super exclusivo, incluindo atores, diretores e documentaristas. Alguns dos nomes mais conhecidos são Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Alice Braga, Rodrigo Santoro, Kleber Mendonça Filho, Carlinhos Brown e Petra Costa.
Como se tornar um membro
Para se tornar um membro da Academia, o primeiro requisito é ser um profissional reconhecido em uma das áreas do cinema. Em seguida, é necessário ser indicado por dois membros de uma das 17 divisões da Academia – atores, efeitos visuais, maquiagem, entre outras – contando que cada ramo possui critérios próprios para a admissão.
Após a indicação, o candidato passa por uma avaliação do comitê da Academia, que decide sua aceitação. Vale destacar que, em alguns casos, como o de Fernanda Montenegro e Carlinhos Brown, concorrer ao Oscar pode dispensar o processo de indicação por outros membros.
De acordo com a Variety, nos últimos anos, a Academia do Oscar tem se esforçado para promover maior representatividade, tanto entre os indicados e premiados, quanto entre os votantes. Em 2023, 40% dos membros convidados para votar eram mulheres, 34% pertenciam a comunidades étnicas e raciais sub-representadas, e 52% eram de países e territórios fora dos Estados Unidos.
Confira os brasileiros que integram a Academia
A lista completa dos votantes da Academia não é divulgada publicamente, porém, alguns brasileiros são conhecidos por sua participação. Veja alguns dos profissionais do Brasil que fazem parte do grupo:
Atores
- Alice Braga
- Maeve Jinkings
- Fernanda Montenegro
- Rodrigo Santoro
- Sônia Braga
- Wagner Moura
- Selton Mello
Diretores
- Alê Abreu
- Bruno Barreto
- Cacá Diegues
- Carlos Saldanha
- Carolina Markowicz
- Daniel Rezende
- Fernando Meirelles
- Helena Solberg
- Heloísa Passos
- Jeferson De
- João Moreira Salles
- José Padilha
- Karim Aïnouz
- Kleber Mendonça Filho
- Laís Bodanzky
- Mauricio Osaki
- Maurício Zacharia
- Pedro Kos
- Walter Salles
Produtores
- Andrea Barata Ribeiro
- Renata de Almeida Magalhães
- Fabiano Gullane
- Paula Barreto
- Rodrigo Teixeira
- Sara Silveira
- Vânia Catani
Compositores
- Antonio Pinto
- Plínio Profeta
- Carlinhos Brown
- Marcelo Zarvos
- Sérgio Mendes
Diretores de fotografia
- Adriano Goldman
- Affonso Beato
- Lula Carvalho
Montadores
- Daniel Rezende
- Felipe Lacerda
- Karen Harley
Documentaristas
- José Joffily
- Jorge Bodansky
- Emilio Domingos
- João Atala
- João Moreira Salles
- Maria Augusta Ramos
- Pedro Kos
- Petra Costa
Animadores
- Alê Abreu
- Carlos Segundo
- Renato dos Anjos
Maquiadora
- Anna Van Steen
Roteiristas
- Mauricio Zacharia
- Vera Blasi
Curadora
- Ilda Santiago
Supervisor de Animação
- Renato dos Anjos
Engenheiro de som
- Waldir Xavier
Cientista da Computação
- Fernando de Goes
Confira a seguir: Fernanda Torres ganha Globo de Ouro pelo papel em ‘Ainda Estou Aqui’; saiba mais.
Você está na torcida por Fernanda Torres? Já assistiu ‘Ainda Estou Aqui’?