Quando pensamos em comidas saudáveis, geralmente imaginamos alimentos frescos e naturais como frutas, verduras ou carnes magras, e é claro que isso está certo. Porém, alguns produtos industrializados, ou até alimentos com “má reputação”, podem surpreender positivamente. É claro que a qualidade dos ingredientes importa muito, então sempre vale a pena checar a lista de ingredientes. Vamos conhecer alguns desses alimentos que podem entrar no cardápio sem culpa!

Mostarda

Com pouquíssimas calorias por colher (geralmente menos de 10!), a mostarda é um ótimo tempero para dar sabor às preparações sem adicionar muitas calorias. Além disso, algumas versões possuem compostos antioxidantes, como a curcumina, que está presente em certos tipos de mostarda amarela.

Mostarda - Foto: Reprodução

Mostarda – Foto: Reprodução

Geleias de frutas

Embora algumas geleias sejam ricas em açúcar, existem opções sem adição de açúcar, que mantêm o sabor doce natural da fruta e são pouco calóricas. Elas também podem ser ótimas aliadas no café da manhã ou nos lanches.

Geleias - Foto: Reprodução

Geleias – Foto: Reprodução

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Pipoca

pipoca é rica em fibras, e quando preparada com pouco óleo ou mesmo no ar quente, se torna um snack saudável e pouco calórico. Fuja das versões industrializadas com muita manteiga ou sal!

Pipoca - Foto: CyberCook

Pipoca – Foto: CyberCook

Atum e sardinha enlatados

Sardinha e atum são ricos em proteínas e ômega-3, que contribuem para a saúde cardiovascular e cerebral.

Atum e sardinha em conserva - Foto: Reprodução

Atum e sardinha em conserva – Foto: Reprodução

Leite em pó

O leite em pó é tão nutritivo quanto o líquido e pode ser uma alternativa prática para o dia a dia. Além de ser rico em cálcio, ajuda a manter a saúde óssea. Escolha versões sem adição de açúcar e fuja dos compostos lácteos.

Leite em pó - Foto: Reprodução

Leite em pó – Foto: Reprodução

Milho e ervilha enlatados

Alimentos enlatados são frequentemente vistos como “menos saudáveis”, porém, o milho e a ervilha mantêm grande parte de seus nutrientes no processo de conservação. São fontes de fibras, vitaminas e minerais e têm poucas calorias.

Milho e ervilha enlatados - Foto: Reprodução

Milho e ervilha enlatados – Foto: Reprodução

Frutas e verduras congeladas

Esses alimentos são congelados logo após a colheita, preservando suas propriedades nutricionais. Além disso, são opções práticas e reduzem o desperdício.

Frutas e vegetais congelados - Foto: Reprodução

Frutas e vegetais congelados – Foto: Reprodução

Molho de tomate

Um bom molho de tomate industrializado, feito com poucos ingredientes e sem adição de açúcar, é uma ótima fonte de licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção de diversas doenças.

Molho de tomate - Foto: Reprodução

Molho de tomate – Foto: Reprodução

Ketchup - Foto: Reprodução

Ketchup – Foto: Reprodução

Confira a seguir: Por que choramos quando cortamos cebola? Saiba dicas de especialistas para evitar as lágrimas.

Você sabia que esses alimentos são saudáveis?