A última quinta-feira (23), foi marcada por uma grande polêmica nas redes sociais. Isso porque, alguém decidiu tornar público uma certa planilha de Excel que até então circulava somente entre agências de produção e publicidade. A tal, ‘Planilha de Influenciadores’ pontua aspectos positivos e negativos de como é trabalhar com famosos da TV e da Internet. A veracidade da lista não foi autenticada por nenhuma agência. Todavia, após a exposição a planilha foi retirada das redes e alguns influenciadores confirmaram alguns relatos.
A lista viralizou no X (ex-Twitter) e, dela, alguns nomes foram ganhando repercussão nas redes. Principalmente negativas. Um deles foi o de Malu Borges, influenciadora, que teve certa quantidade de relatos negativos — até o fechamento desta matéria, Malu era citada mais de 10 vezes. Outras personalidades, como Gkay e Camila Coutinho também apareceram com diversas avaliações negativas.
Por outro lado, a lista também traz elogios a alguns nomes, como Sabrina Sato, Diogo Defante e Juliette, por exemplo. Outro que também ganhou nota dez foi Gil do Vigor. Confira abaixo os relatos:
Anitta
A cantora recebeu 4 relatos e ganhou nota 10 em todos! “Foi ótimo. Ela é muito pontual, dá muito pitaco mas no fim as ideias sao bem vindas e fazem sentido. Apesar da fama de nervosa e de chata, quando dá tudo certo, ela é um amor”, comentou um.
“Muito cara, mas compensa demais pela visibilidade e pelas dicas que ela solta durante o job”, falou outro. “Absurdamente impecável. Equipe prestativa e atenta. Ela gosta de fazer alterações pra ficar com a linguagem do público dela e isso realmente funciona. (…) Vale demais o valor que se paga. Contratem!”
“Surreal nas entregas. Melhora o briefing todas as vezes e faz entregas muito boas. Vale demais o valor que se paga. Hoje preferimos apertar o budget do cliente pra contratar uma Anitta do que uma Luísa ou Ludmilla que tem entregas fracas e preguiçosas” alfinetou um.
Ana Castela
A cantora recebeu apenas uma avaliação, porém, péssima. “Terrível. Não entrega o contratado, equipe não dá satisfação nenhuma. Mudanças recorrentes de datas de compromissos importantes porque ‘a filhilha do papai’ não queria trabalhar no dia combinado. Uma pirralha mimada. Coloquem multa no contrato por falta de entrega de escopo porque ela simplesmente não irá entregar”.
Sabrina Sato
Já Sabrina Sato, foi altamente elogiada. “Ela é realmente diferenciada, muito bem assessorada, tem visão estratégica, comprometimento, educação (falta muito nessa área), entrega além do acordado. Faz publi e algumas entregas espontâneas também. Super recomendo, muito profissional!”.
“A Sabrina foi uma fofa. Ela era muito fã da marca que trabalhei, então fez um custo super acessível e entregou além do briefing (principalmente em stories). Em geral foi bem tranquilo de trabalhar”.
Preta Gil
Preta Gil recebeu apenas uma avaliação: nota 3. “Desgastante é um elogio. Parece que está te fazendo um favor em participar. Antipática, faz tudo sem dar atenção, bocejando, mas fecha o microfone para fazer piadinha com a equipe e abre o sorriso. E a equipe é um caso a parte, pois se acham muito, tem assessor que entra em reunião fumando sem prestar atenção. No final, entrega o que foi combinado, mas pelo que cobra, deveria se empenhar mais e a equipe deveria ser mais humilde”.
Manu Gavassi
A tão querida Manu Gavassi recebeu notas bem diferentes em suas três avaliações: 8, 6 e 3. “Ela é cara, mas compensa. Ela de fato investe no próprio conteúdo, contrata equipe de gravação do próprio bolso”, elogiou o primeiro.
“O vídeo ficou muito bom, mas decepcionou, porque a expectativa era receber um roteiro muito mais criativo, diferente, inovador. Ela e a assessora eram educadas pessoalmente, mas foi bem chatinha pra trabalhar. Decidia uma coisa, depois mudava, um inferno. Estrela!”, contou mais um.
“Se você der um briefing na mão dela, ela vai te devolver um mega roteiro com um estratégia incrível, mas exatamente a mesma coisa que ela faz desde 2020. Todos os vídeos (longos) de publi são ela sendo debochada e a mensagem da marca se perde”, começou.
“Vi ela ficar trancada no camarim por horas, mudar roteiro no meio da cena, falar que não vai gravar algo (aprovado por ela) porque mudou de ideia. Vi também cliente pedir pra mandar ela embora no meio de uma diária porque não aguentava mais o estrelismo. E os números impressionam, mas os fãs dela não consomem nada que ela vende então é só gasto de dinheiro”, detonou o terceiro.
Bruna Marquezine
A atriz recebeu duas avaliações péssimas, ambas com nota 1 (a mínima). “Mal assessorada, faz apenas o mínimo e muito mal feito. Não lê briefing, faz as entregas completamente desorganizadas e amadoras. Teve publi que tava acordado para ser às 20h e ela subiu de madrugada. A assessoria dela não responde emails, não se atenta nem ao período de validade contratual. Não consegue sequer compreender uma cláusula simples”, criticou. “Muito estrela, mas é uma verdadeira sub. Equipe mais perdida que cego em tiroteio. Não vale o que cobra. Não contratem”, detonou outro.
Jade Picon
A influenciadora recebeu 3 notas máximas e apenas uma avaliação ruim: 3. “Jade é extremamente profissional e comprometida com a entrega. foi super colaborativa com a marca, muito pontual com a entrega, presença no set e muito educada e gentil com todos”, diz a primeira avaliação.
“Sempre foi incrível, mas melhorou muito desde que mudou de agência (antes tinha um assessor que era chato demais). Ela entrega conteúdos de muita qualidade, é super atenciosa, querida e preocupada com a marca”, contou o segundo.
“Incrível! A Jade é uma fofa! Parceira, colabora na criação, super comprometida, pega texto super rápido e não tem tempo ruim nas diárias de produção. Sabe o que faz, entende de estratégia e da sua comunidade, então o trabalho ganha muito com a contribuição dela”, elogiou mais um.
“Bom, como eu não era cliente (marca) e estava prestando assistência diretamente a ela como uma produtora freelancer foi horrível. Ela é extremamente interesseira, se você for relevante pra ela (marca) ela é um doce, mas caso não, ela é péssima. Ela não dá bom dia pra camareira, pra pessoa da limpeza ou do catering. É bem do tipo brancas ricas que só se importam com DINHEIRO”, detonou.
Gkay
A dona da tão famosa Farofa da Gkay recebeu duas avaliações de nota 1. “Insano. Eu não sou de fomentar o cancelamento mas essa aí, ela não pede, ela implora! Simplesmente não cumpre agenda, não respeita o briefing e se ela quebrou a unha no dia da postagem, esquece! É luto pela unha quebrada e lá sabe deus quando será postado”.
“Simplesmente inviável trabalhar com ela. É extremamente insuportável! Não cumpre absolutamente nada do que está como obrigação no contrato assinado! Nada! Mesmo implorando e até na base de ameaça de processo! Além de ser extremamente mal educada e grosseira! Se acha Deus. Não processamos pela dor de cabeça, mas era causa ganha”, relatou mais um.
Gil do Vigor
O tão querido Gil do Vigor recebeu apenas elogios na planilha! “No começo ele é meio tímido, mas vai se soltando e conquista todo mundo no set. É empenhado, prestativo e atencioso. Vale cada centavo cobrado, pois entrega qualidade e simpatia”.
Gil é realmente o querido que transparece ser! Apesar de eu só ter participado da campanha na reta final, troquei com ele/equipe e só tive momentos positivos. Uma vez, inclusive, tivemos que pedir um ajuste em um dos materiais e ele arrumou um espaço na agenda em uma viagem pessoal para os EUA para entregar. Divo que merece o mundo! Contratem!”, falou mais um. “Ele entrega muito resultado, tem uma base bem fiel e o conteúdo é de qualidade”.
Jojo Todynho
A polêmica Jojo Todynho foi detonada nas duas avaliações que recebeu, ambas com nota 2. “Grossa, não estuda briefing, grita, ofende, precisa ser convencida a seguir briefing e direcionais Não vale a repercussão que causa”
“Pensa numa mulher grossa, tem que mastigar e fazer mímica pra ver se entende o briefing. Se ela não entende se irrita e no set faz do jeito que quer, parece que está fazendo um grande favor. A equipe serve de guarda costas porque não intervém em nada, comunicação horrível. Se porta como superstar, mas é extremamente desumilde”.
Álvaro
Um dos mais avaliados e com notas muito distintas. “Terrível… Não trabalha com o que foi combinado! Some sem dar satisfação, não entrega! Parece que a marca está fazendo um favor para ele em pagar muito caro pra fazer o básico de um influenciador! Não respeita a equipe!“, diz um relato com nota 2.
“Complicado, ele entrega muito e o conteúdo foi o que mais performou na campanha, porém ele não segue briefing e roteiro, fez o conteúdo totalmente fora e como ele quis. Foi muito bom no final, mas, se o cliente for mais controlador, vai sofrer com ele”, neste, ele recebeu nota 7.
Álvaro chegou a receber uma nota 10. “Foi incrível, ele sempre era atencioso (mudamos algumas datas por conta de viagens mas ele foi super solicito nas postagens). Seguia o briefing, dava ideias e seguia o que foi acordado”.
“O conteúdo performou super bem, mas ele destratou toda a equipe de produção e a xingou a representante da marca porque pediu para fazer algo que já havia sido alinhado anteriormente. Parece que faz um favor. Ele é uma péssima pessoa fora das câmeras”, e recebeu nota 5.
Ele, inclusive, se posicionou sobre as referências em seu nome. “Embora tenha havido comentários negativos, também existem aqueles que me apoiam e falam bem. Se fosse para elogiar, provavelmente não estaríamos aqui discutindo isso”, comentou.
Gisele Bündchen
A super modelo recebeu uma ótima avaliação. “Uma pessoa acessível, pontual, profissional. Muito bem assessorada e até contribui com ideias que melhoram o job. Ela chega no ambiente e cumprimenta todos. Do técnico de som ao diretor. Da VP da marca à copeira. E bizarramente ela lembra do rosto/nome de todas as pessoas, mesmo os trabalhadores braçais. Ainda que passe anos fora, quando ela volta ela lembra.Linda por fora, mas mais ainda por dentro. Merece estar onde está”.
Paolla Oliveira
A atriz recebeu uma nota 4. “Não cumpre o combinado de horários, chega exausta após as gravações sendo que foi ela quem escolheu o dia da gravação. Não deixa o diretor de criação aprovar a maquiagem nem o figurino, a bonita é quem dita! Além disso ela que vai decidir e dizer o ‘TEMOS’ e depois a agência que lute pra fazer milagres para a campanha”.
Pedro Scooby
O surfista recebeu duas ótimas avaliações, com nota máxima! “Ele é demais. Super alto astral, carismático, ele ocupa os espaço e faz a produção ser muito mais leve. Cria junto, pega texto fácil (a fama de lento não faz jus, ele é excelente) e não tem tempo ruim”, elogiou.
“Pedro é uma pessoa extremamente fácil de lidar e trabalhar. Cumpre horários e combinados, bonifica entregas e ainda dá um melhora o ambiente. Não tem como não sair amando o cara. Até hoje nos falamos”.
Ludmilla
Se Anitta recebeu ótimas avaliações, com Ludmilla é o contrário. Em sua única avaliação, a cantora recebeu nota 1. “Simplesmente terrível, o time dela é totalmente familiar, zero profissionalismo. Preço altíssimo pra pouca entrega, perturbam com ajustes bestas e a gata simplesmente tem uma atualização para ajuste da cor da pele dela. Nunca mais iremos trabalhar com ela, entrou na nossa lista negra de artistas”.
Caio Castro
Assim como Álvaro, o ator Caio Castro recebeu muitas avaliações com notas diferentes. “Foi ótimo, ele é super desenrolado e ágil! Ele é meio quieto no começo mas vai se soltando. Super proativo e ágil. Terminou tudo antes do tempo. Me surpreendeu”, recebeu nota 9.
“Super gente boa! Caio esteve muito disposto durante todo o período, tanto na diária que tivemos quanto nas trocas com a equipe. Me surpreendeu muito. Imaginei um homem escroto e recebemos um cara super fofo, dedicado e super engajado com tudo. Sem contar que é lindo de verdade!”, nota 10.
“Preguiçoso demais. Não seguiu o briefing e parecia que tinha gravado o conteúdo com um celular ruim. Precisou refazer várias vezes (o que não adiantou nada). Só me fez chorar de raiva. O conteúdo ficou horroroso”, detonou, dando nota 2.
Malu Borges
Campeã no quesito ‘pior pessoa para trabalhar’, Malu Borges recebeu mais de 10 avaliações negativas. Sua nota mais alta foi um 4. “Simplesmente INSUPORTÁVEL. A equipe dela é a própria família e são todos MALUCOS. Ninguém pra avisar que ela está sendo paga pra entregar um projeto e que ela não é a presidente da república”, diz um dos relatos.
“Primeiramente a equipe dela é composta por toda a família dela o que torna tudo pior pois nenhum deles são profissionais capacitados pra cuidar da carreira da influencer. A mãe dela é uma MAL EDUCADA, que acha que tudo gira em torno do tempo dela e das vontades dela. Malu uma FOLGADA que acha que tudo é do jeito dela, ninguém na equipe tem criatividade o suficiente pra criar um direcional decente pra cada campanha”, destaca mais um.
Malu Borges comentou os “feedbacks” que apareceram em seu nome em na planilha. A influenciadora falou de como recebeu os comentários. “O que mais me acalma é que ninguém ali falou sobre Maria Luisa pessoal, sabe? Sobre pessoa pessoal. Falou muito sobre profissional, então isso me tranquiliza, porque ninguém falou que eu estou sem educação, ninguém falou que eu trato as pessoas mal, porque, aí sim, eu ficaria muito chateada, porque realmente não condiz comigo”, pontuou.
Eu nem gosto de exaltar a Malu Borges, mas aqui ela hablou…
Fora que nem todos que vocês vêem na tela de uma rede são realmente aquilo.
E de verdade ficou mais feio para agências e publicitários, do que só pro influenciadores.
E sempre falta um item básico: COMUNICAÇÃO pic.twitter.com/QANrdwSItS
— Giu (15-2) (@twolia_1) January 23, 2025
Yasmin Brunet
A única avaliação da ex-BBB foi péssima. “Só não dou 0 estrelas, pois o Google não permite. Péssimo! Na época, trabalha com assessoria em uma marca e ela era nossa modelo, existia um contrato de exclusividade, onde ela não faria nenhuma outra campanha enquanto o contrato vigente. E o que ela fez? Pois bem, não apenas fechou outro contrato como a campanha estava IGUAL a que tínhamos recém lançado.
“O contato com ela também foi extremamente conturbado, nunca estava disponível, não entregava as publicações/posts/stories quando solicitado e que estava no contrato, mudamos inúmeras vezes as estratégias de marketing para conseguir encaixar as entregas dela que raramente fazia. Aproveitando, queria fazer um pedido publico de desculpas por ter te causado uma crise de ansiedade por estar tentando fazer omeu trabalho enquanto você estava na praia no México”.
Camila Loures
Assim como Malu Borges, Camila Loures também foi uma das mais criticadas. “Horripilante. Fez uma entrega péssima, com má vontade e quando não a atendemos novamente, surtou. Reclamou de tudo e foi EXTREMAMENTE grosseira”; “Péssimo. Ali tem muito estrelismo envolvido, se acha demais e trata mal as pessoas que trabalham com ela, principalmente os funcionários da agência”; “HORRÍVEL. Ela na publi foi a mesma coisa que nada. Um boneco de posto se mexendo, roteiro péssimo…”.
Rafa Kalimann
A única avaliação da influenciadora foi um 10. “Ela é incrível, a campanha foi ótima! Uma querida real. Tratou todo mundo super bem e ajudou demais nos conteúdos. Estava sempre disposta. Podem contratar!”.
Nicole Bahls
A modelo foi extremamente elogiada! “Nicole é extremamente gentil, engajada, pró ativa, respeita prazos, briefings, sempre ouve direcionais e traz propostas que fazem sentido para sua audiência”. Um amor de pessoa. Sempre atenciosa e carismática. Respeita todo mundo da equipe e se esforça pra fazer o melhor”.
“IMPECÁVEL! Nicole é comprometida, pontual, simpática e entrega perfeita. Chegou no horário, cumpriu sua presença e entregas digitais. Atendeu fãs, foi simpática com todos da equipe. Super recomendo, trabalhar com a Nicole é como se tivesse trabalhando com uma amiga”.
Paola Carosella
A chef de cozinha foi muito criticada. “Péssimo, não segue o briefing e o roteiro, trata mal até o próprio time. Nem com outras celebridades ela finge simpatia. Se acha superior a todos”; “Péssimo! Ela e a equipe foram extremamente incisivos e cheios de exigência no que ela queria fazer, sem pensar muito no que realmente era para entregar”.
Camila Coutinho
Dona dos relatos mais pesados, a influenciadora Camila Coutinho recebeu apenas avaliações negativas, sendo 6 notas 1 no total. “Uma das piores pessoas que eu já conheci e tive a desonra de trabalhar. Ignorante, tem o rei na barriga, grosseira, vive de copiar a Hailey Bieber e se acha super criativa por isso”.
“Pior pessoa com quem já trabalhei. Não segue briefing, não respeita cliente, não respeita prazos, entrega tudo errado e acha que está sempre certa. Trata a própria equipe como lixo, super estrela, não levanta a bunda da cadeira pra pegar um café. Sem originalidade, só sabe copiar as outras marcas e se acha a criatura mais criativa do universo. Tem o poder de destruir a mente das pessoas”.
“Abusiva ao ponto de uma ex funcionária ter tentado tirar a própria vida. Ela acha que está em 1700. A empregada que faz e desfaz a mala dela para as viagens, que recebe os looks, que coloca a comida dela na MESA, que compra a comida dela, que cuida da cachorra. Também já ouvi dizer que ela manda áudios aos berros pros funcionários. Em shooting ela disse que a cabeleireira não sabia finalizar o cabelo dela, que tinha que usar os produtos dela”.
Chay Suede
O ator também recebeu uma péssima avaliação. “Péssima experiência. Cancelamos contrato com ele. Faltou em eventos que foi pago para aparecer. Fizemos uma campanha onde ele quis aprovar todas as fotos, e em quase nenhuma das seletadas ele mostrava o rosto direito (olhando para o lado, para baixo, rosto coberto). Escroto e estrelinha. Ligava para marca e mandava cair com os posts publicados”.
Lucas Guedez
O influenciador e parceiro de Virginia Fonseca no Sabadoufoi detonado em sua avaliação. “Nunca desejei tanto mal para alguém como desejei pra ele. Me fazia chorar todos os dias. Gritava. Não sabia ler briefing, tinha que entregar tudo mastigado porque o alecrim dourado simplesmente não entendia nada. Não queria fazer ajustes para o cliente, achava que estava fazendo um favor para a marca. Uma pessoa horrível que hoje em dia não consigo ver uma imagem se quer sem ter gatilhos”.
Virginia
Considerada a maior influenciadora do Brasil, Virginia Fonseca recebeu uma nota 4. “Atrasou bastante, mas pessoalmente é uma boa pessoa e esforçada. O entorno é simplesmente insuportável. São pouco profissionais, a mãe dela foi assistir a gravação e queria opinar sobre tudo, atrasando ainda mais o cronograma do dia de trabalho”.
Larissa Manoela
A atriz foi muito criticada por sua equipe, mas elogiada por sua personalidade. “Ela levou golpe dos pais e vai levar agora do marido, cunhada e família, que atualmente gerem a artista. A equipe dela é muito júnior e é a família do marido A agente Nataly é perdida, grossa e completamente antiprofissional”.
“Estão cobrando preços exorbitantes, péssimo retorno de venda, engajamento em stories muito ruim e a equipe amadora. A assessora não sabe trabalhar, super grossa. Muito difícil de trabalhar com ela, é só patada. Lari é fofa, mas está na equipe errada”.
Carla Diaz
“Apesar de fazer um bom trabalho, ela é aproveitadora. Aproveitou da collab para gastar mais que o saldo permitido e depois ficou cobrando a empresa do valor exorbitante que gastou para fazer o vídeo. Era uma publi para uma marca de supermercado online. Ela resolveu pedir o estoque máximo de sorvete da Bacio di Latte para encher a sua geladeira, extrapolando o saldo limite”.
A artista decidiu fazer do limão uma limonada! Após ser ‘exposta’ na planilha, Carla Diaz ainda fez uma publicidade comentando sobre o assunto. A atriz lançou uma campanha em parceria com a marca Jundiá Gelato, brincando com a crítica ao protagonizar um vídeo descontraído que faz alusão à situação descrita no depoimento.
View this post on Instagram
Juliette
A campeã do BBB 21 foi extremamente elogiada em sua avaliação. “Quando ela chegou ao set de gravação, todos que estavam presentes ficaram chocados com a dedicação e carinho que a artista teve com todos que estavam lá. Ela basicamente ficou horas conversando com toda a equipe, super amigável. No final tirou foto com cada um e ainda deu um ingresso do show dela de São João para um fã que estava esperando ela na saída”.
Ivete Sangalo
Veveta foi super aclamada em sua avaliação. “A Ivete é absurda de rápida, basta passar o texto uma vez com ela, pra ela desembuchar tudo. Só é quase impossível conseguir agenda com ela, maquiador só poder ser o exclusivo dela (super caro) e, normalmente, as gravações precisam ser feitas em Salvador”. “Incrível, não só parece mas é a melhor pessoa do mundo, pontual, educada, muito boa mesmo!”.
Diogo Defante
O humorista foi mais um dos muito elogiados em sua avaliação. “O Defante é extremamente profissional e criativo. É pontual nas entregas e gosta de se envolver criativamente em conteúdos para as redes dele, que geram resultados bem legais”.
Claudia Leitte
A cantora recebeu duas avaliações, uma nota 10 e outra 5. “Super tranquila, tratou todos do set super bem, muito educada, comentava sobre as fotos, dava sugestões, foi uma grata surpresa. Já chegou maquiada e aceitou todos os pedidos. Equipe complicada no pré”.
“Temperamento muito difícil, completamente enjoada e mal educada, cumpre o combinado e se sai bem nas câmeras, fora delas… Enjoadíssima, não cumprimenta nem a equipe, ligou a câmera finge simpatia, finalizou o job com 3 seguranças protegendo ela dos figurantes, foi a cena mais icônica que ja vi na vida, parecia que ela estava sendo ameaçada”.
Confira a seguir: [VÍDEO] Grávida de Taubaté reaparece após 13 anos sumida; confira como ela está agora.
Alguma dessas avaliações te surpreendeu?