Escondida no coração do Vietnã, a Hang Son Doong não é apenas a maior caverna do mundo, mas um universo subterrâneo que desafia nossa imaginação. Descoberta por acaso em 1990 por Ho Khanh, um morador local, e oficialmente explorada em 2009, Son Doong não é fácil de encontrar — muito menos de esquecer.

Hang Son Doong - Foto: Reddit

Hang Son Doong – Foto: Reddit

Cercada por selvas densas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a caverna parece algo saído de um filme de ficção científica. Seu interior abriga florestas, rios, estalagmites colossais e passagens tão vastas que poderiam acomodar um Boeing 747 voando através delas.

r/backpacking - Exit from 1st portion, the man at the bottom is 6' tall for scale.

Hang Son Doong – Foto: Reddit

Esculpida pela natureza

A caverna é um uma verdadeira obra de arte da natureza - Foto: Oxalis

A caverna é um uma verdadeira obra de arte da natureza – Foto: Oxalis

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Formada há cerca de dois a três milhões de anos, a caverna se originou quando rios subterrâneos começaram a esculpir um túnel gigantesco através do calcário. Essa composição única permitiu que Son Doong desenvolvesse claraboias naturais – sumidouros gigantes que deixam a luz do sol penetrar e, com isso, criam um ecossistema único e autossuficiente.

Mas as florestas são apenas o começo. Algumas imagens de Son Doong revelam formações impressionantes, como estalagmites que se elevam a 80 metros de altura, parecendo pilares que sustentam o teto da caverna. Uma das mais famosas, a “Mão do Cachorro”, é uma bela estalagmite com cerca de 60 metros de altura.

Homem em cima da estalagmite "Mão de Cachorro" - Foto: Oxalis

Homem em cima da estalagmite “Mão de Cachorro” – Foto: Oxalis

Em outros cantos, pérolas de caverna, formadas ao longo de milênios por gotas de água carregadas de carbonato de cálcio, decoram o chão como se fossem joias de um tesouro escondido.

As "pérolas" da caverna - Foto: Oxalis/ Divulgação

As “pérolas” da caverna – Foto: Oxalis/ Divulgação

O rio subterrâneo que corre pela caverna é outra maravilha. Ele se origina em sistemas cavernosos vizinhos e serpenteia pela Hang Son Doong, criando pequenas cachoeiras e, em certas épocas do ano, enchendo lagos verde-jade que refletem as claraboias naturais.

Os belos rios que se formam na caverna- Foto: Oxalis

Os belos rios que se formam na caverna- Foto: Oxalis

Categorized in:

Curiosidade,