O diretor de ‘Anora’, Sean Baker, que se tornou o grande vitorioso do Oscar 2025 ao angariar quatro estatuetas – entre elas, a de Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Atriz (Mikey Madison) – está sendo acusado de plágio pela escritora e atriz Emily D. Warfield, que usou o seu perfil no Bluesky para fazer a denúncia.

Sean Baker, diretor de ‘Anora’ é acusado de plágio – Foto: The Academy
De acordo com o relato de Emily, em 2016 ela apresentou um projeto piloto chamado ‘The Skill Set’ para Sean Baker, que ganhara os holofotes com o filme ‘Tangerine’ (2015) e estava no início da produção de ‘Projeto Florida’ (2017), para que ele opinasse sobre o projeto. De acordo com a mulher, ele roubou as ideias do piloto.
“Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por uma trabalhadora do sexo da qual participei em 2015 e que foi compartilhada com ele em 2016 para solicitar seus conselhos”, revelou Emily.
Semelhanças
No fio publicado em seu perfil no Bluesky, Emily aponta uma série de semelhanças com o projeto do qual participou. “Aparentemente, eu sou a inspiração para o design de personagem do papel desempenhado pela vencedora de Melhor Atriz, no Melhor Roteiro Original que foi roubado do trabalho da minha amiga. Ela se esforçou tanto no piloto só para ele estagnar, e ele foi roubado — para AQUELE filme odioso? Oh meu Deus”, desabafa.

Anora é acusado de plágio – Foto: Bluesky
Okay. I was already having a fucking week, but I finally made myself watch Anora, and I can’t sit on this anymore:
Baker stole the characters, setting, themes, and tone from a tiny sex worker-made production I was in in 2015, and which was shared with him in 2016 *to solicit his advice*.
— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) March 5, 2025 at 3:11 AM
Em determinado momento do fio, ela compara o ator do projeto piloto com aquele que foi escolhido para o filme de Sean Baker, o artista russo Mark Eydelshteyn, que interpreta Mark em ‘Anora’, o filho do magnata russo que desencadeia toda a confusão da trama. E, de fato, os dois atores são muito parecidos. Além da semelhança entre os atores masculinos, também fica evidente a semelhança com todo o restante da produção do piloto.
“Não mudar o nome de Annie ou a aparência dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que não éramos nada”, desabafou.

Anora é acusado de plágio – Foto: Bluesky
Diretora se pronuncia
A diretora Chayenne Picardo, que também participou do desenvolvimento de ‘The Skill Set’, se manifestou em apoio às declarações de Emily. “A pessoa que viveu a experiência, filmou um piloto, tentou vender esse piloto e ainda compartilhou o piloto no Twitter, provavelmente merece alguma coisa”, afirmou.
Picardo acrescentou que há evidências públicas de que Massey e Baker tiveram contato direto e discutiram a produção, além de conversarem entre trabalho sexual e sua representação na mídia. “Se roubam de um nós, vão continuar roubando”, alegou a diretora.
Ainda segundo Picardo, Massey e Baker tiveram uma comunicação extensa na época, com trocas de mensagens e conversas sobre o projeto. A diretora, no entanto, ressaltou que Baker é conhecido por apoiar outros diretores e, por isso, a denúncia foi surpreendente. “A reputação dele em ajudar outros diretores é geralmente boa. Então, isso é um choque”, afirmou.
Até o momento, Alana Massey, criadora do projeto supostamente plagiado, não confirmou a veracidade das acusações, mas registros de 2016 mostram que ela divulgou o piloto de ‘The Skill Set’ e chegou a anunciar que passaria grande parte de 2017 tentando concretizar o projeto. Sean Baker e a produção de ‘Anora’ também não se pronunciaram.
Well since this is blowing up: check out the proof of concept trailer. It is *very* 2015 but you can tell how much funnier and cooler ours would’ve been with the right institutional backing vimeo.com/196761252
— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) March 5, 2025 at 5:02 AM
Confira a seguir: ‘Ainda estou aqui’ ganha o primeiro Oscar do Brasil; Fernanda Torres não leva Oscar de Melhor Atriz.
O que você acha de ‘Anora’?