Erick Jacquin se surpreendeu, mais uma vez, durante um episódio da quarta temporada de ‘Pesadelo na Cozinha’. No nono programa, exibido nessa terça-feira (8), na Band, o chef se deparou com um restaurante infestado de baratas e com um verdadeiro cemitério de ratos dentro do forno.

Equipe do restaurante reunida – Foto: Reprodução
Jacquin foi chamado por Celestino, proprietário do restaurante luso-brasileiro ‘Dona Emília’, localizado em Santa Ifigênia, região central de São Paulo, para ajudá-lo a salvar o negócio. Ao chegar, o jurado do MasterChef criticou a quantidade de objetos sem uso acumulados no local, chegando a comparar o ambiente com um museu.
Apesar de elogiar a agilidade da equipe na cozinha e aprovar alguns pratos, o choque maior veio ao conhecer a área onde os alimentos eram preparados. O local estava tomado pela sujeira: gordura em excesso por todos os lados e vários eletrodomésticos quebrados, além da falta de alguns.
“É um filme de terror, nojento. Nunca vi um restaurante sem geladeira na minha vida”, esbravejou o chef. “Eles são rápidos, só que são péssimos. Parece que estou dentro de uma fritadeira, de tanta gordura que tem nas paredes e nos móveis”, declarou.
Cemitério de ratos
Mas foi o forno combinado – equipamento avaliado em cerca de R$ 100 mil – que acabou ganhando o protagonismo do episódio. O aparelho estava há cinco anos parado por estar quebrado, e o chef decidiu chamar um especialista para avaliá-lo. Ao abrir a parte elétrica do forno, o técnico se deparou com uma cena assustadora: diversos roedores mortos e fezes espalhadas.

O técnico encontrou um abrigo de ratos no forno – Foto: Reprodução
“Aqui não está sendo somente um forno, está sendo um abrigo. É uma família de ratos”, revelou o eletricista. “Ele [rato] comeu alguns componentes, comeu chicote, mangueiras…”, concluiu, enquanto as imagens mostravam os restos dos animais.
Ao receber a notícia, Jacquin apontou a falta de higiene como reflexo direto da situação e tomou uma decisão imediata para proteger os clientes. “Você não cuida deste restaurante. Vamos fechar o restaurante”, afirmou o chef.
Fechou o restaurante
Ele então se dirigiu ao salão e avisou aos consumidores que aguardavam seus pedidos: “Eu vou fechar o restaurante agora, porque esse restaurante é muito perigoso. Ninguém cuida, ninguém limpa, ninguém lava. Eu descobri umas coisas que vocês nem imaginam. Eu não posso nem contar para vocês”.
O chef então pega uma placa com os dizeres “Perigo. Afaste-se” e anuncia: “É um perigo aqui, tem que se afastar”. Os clientes deixam o local, e Jacquin retorna à cozinha onde dá mais uma bronca no proprietário.
Jacquin fechou um restaurante que tinha um CEMITÉRIO DE RATOS DENTRO DO FORNO.
A gente não tem noção de onde tá comendo. pic.twitter.com/GGNz05ikvr
— Rocco 🌵 (@tricolor277) April 6, 2025
Final feliz
Após a equipe do programa dedetizar, remover toda a gordura e redecorar o local, Erick Jacquin deu um vislumbre de esperança para os donos e funcionários, mas não escondeu a decepção que teve. “Eu nunca imaginei ver um negócio tão sujo na minha vida. Tinha muita coisa velha que ninguém utilizava, então eu limpei tudo”.
Com um cardápio repleto de delícias portuguesas e o ambiente totalmente renovado (a cozinha, enfim, ganhou uma geladeira!), a história teve um final feliz. E, depois dos gritos do Jacquin, é bem provável que a equipe tenha acordado de vez — e siga atenta à limpeza!
‘Pesadelo na Cozinha’ vai ao ar às terças-feiras, às 22h30, na telinha da Band. Os episódios também estão disponíveis na plataforma de streaming Max e são exibidos canal Discovery Home & Health às sextas-feiras, às 19h.
Confira a seguir: [VÍDEO] No ‘Pesadelo na Cozinha’, garçom xinga cliente e parte para cima de Jacquin: “Seu otário”.
O que você achou dessa polêmica?