A influenciadora digital Cinthya Cristina, de 35 anos, comoveu as redes sociais ao compartilhar a jornada de transição de gênero de seu filho, Miguel, de sete anos. Designado como menina ao nascer, o garoto passou a demonstrar ainda na primeira infância um profundo desconforto com a própria imagem e com os papéis sociais que lhe eram impostos. Sensível aos sinais do filho, Cinthya buscou conhecimento, acolheu sua identidade e, recentemente, celebrou a emissão do RG social com o nome e o gênero com os quais ele se reconhece.

Foto: Reprodução/Instagram
Primeiros sinais de desconforto
Antes mesmo de completar cinco anos, Miguel já demonstrava incômodo com a própria aparência e com o modo como era tratado pelas pessoas: “Tive que estudar, entender o que estava acontecendo com ele. Como eu não sabia que existia, não era uma coisa que era possível na minha cabeça”, contou Cinthya.
O menino se queixava do cabelo longo, das roupas e dos pronomes usados para se referirem a ele. A situação começou a afetar até mesmo a saúde física de Miguel.
O corte de cabelo e o alívio imediato
Um dos momentos mais marcantes para Cinthya foi o dia em que decidiu cortar o cabelo do filho, após pedidos insistentes: “Do dia que eu cortei o cabelo até hoje, ele nunca mais apresentou nenhuma dor. Não teve mais dor abdominal, gritos, choros, medo, mais nada, acabou”, relembrou.
Segundo ela, foi uma mudança visível e imediata no comportamento do menino: “Eu tenho um filho antes do corte de cabelo e um filho depois do corte de cabelo. O sorriso dele na hora que viu o cabelo cortado foi instantâneo. Iluminou aquela criança.”
Descobrindo outras famílias e escolhendo o nome
Ao perceber que Miguel não queria mais ser chamado no feminino, Cinthya decidiu buscar informações e acabou encontrando outras mães de crianças trans. Isso a ajudou a entender que não estava sozinha. A escolha do nome também partiu do próprio menino: “É Miguel. Esse já era o meu nome”, disse ele ao voltar da escola.
Na publicação sobre o novo RG, a mãe celebrou a descoberta: “Era você. Sempre foi. Mesmo quando o mundo ainda não enxergava, você já brilhava como Miguel.”
Leia também: Falha coloca domínio ‘google.com’ à venda por 12 dólares e comprador surpreende com atitude
A emissão do RG social e a celebração
Com mais de 140 mil seguidores, Cinthya compartilhou nas redes sociais a conquista do RG social de Miguel como um ato de amor, reconhecimento e orgulho: “Sou a mãe do Miguel, e você não imagina o quanto me honra poder dizer isso. O mundo pode ser barulhento, cruel às vezes… Mas eu estarei sempre aqui, sendo seu escudo, sua voz quando for preciso. Porque eu sou a mãe de um menino corajoso. Meu filho tem o direito de ser reconhecido por ser quem é, com orgulho, com verdade e com respeito.”
Assista o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
O que você achou dessa notícia? Comente.