Harry Potter, um dos bruxos mais famosos da literatura contemporânea, compartilha semelhanças com personagens e obras anteriores. De quadrinhos a romances clássicos, a criação de J.K. Rowling não foi a primeira a explorar a temática de jovens bruxos em escolas de magia.

Divulgação / Divulgação
Timothy Hunter e Os Livros da Magia
O personagem Timothy Hunter, de Os Livros da Magia, é frequentemente comparado a Harry Potter. Publicada pela DC Comics nos anos 90, a série foi escrita por Neil Gaiman e conta a história de um jovem bruxo com cabelos pretos, óculos redondos e uma coruja de companheira fiel, similar ao famoso bruxo da saga de Rowling. Gaiman, embora reconhecendo as semelhanças, afirmou que as coincidências entre os personagens são superficiais. Ele comentou: “Tudo que os personagens realmente têm em comum são coisas tão superficiais e incrivelmente óbvias que, se ela tivesse realmente plagiado, eram as coisas que seriam as primeiras a serem mudadas.”

Reprodução/Internet
T.H. White e O Único e Eterno Rei
Neil Gaiman também acredita que tanto ele quanto Rowling foram influenciados pelo autor T.H. White, conhecido por O Único e Eterno Rei, publicado em 1958. White criou uma história sobre o jovem Arthur, orientado por um Merlin que lembra muito o personagem de Dumbledore, que guia o herói em sua jornada. Gaiman argumenta que tanto Rowling quanto ele tomaram como base a obra de White, mas de maneiras diferentes.

Reprodução/Internet
Ursula K. Le Guin e O Feiticeiro de Terramar
Ursula K. Le Guin, autora de O Feiticeiro de Terramar, também foi citada como uma referência para Rowling. Publicado em 1968, o livro segue Ged, um jovem mago que frequenta uma escola de magia. Le Guin, que teve seu livro comparado com Harry Potter, explicou em seu blog que a ideia de uma escola de magia não foi original de Rowling, e que ela mesma a havia desenvolvido antes: “Eu não inventei o conceito de escola de magia — se alguém o fez foi T.H. White”, disse Le Guin, reconhecendo, porém, que Rowling não copiou nada diretamente de sua obra.

O Feiticeiro de Terramar | Ursula K. Le Guin | Reprodução: Roendo Livros
Henry “Thornmallow” e Wizard’s Hall
O personagem Henry “Thornmallow”, de Wizard’s Hall de Jane Yolen, apresenta mais uma coincidência com Harry Potter. Em um mundo acadêmico mágico, Henry tem que salvar sua escola, ajudado por amigos, em uma situação parecida com a vivida por Harry. Yolen comentou em 2013: “Por acaso, tenho um herói cujo nome era Henry, não Harry. Ele também tinha um melhor amigo ruivo e uma garota que também era sua melhor amiga.” A autora ainda destacou que tanto ela quanto Rowling usaram os “tropos da fantasia” e que isso não era algo exclusivo.

Wizard’s Hall (Literature) – Reprodução: TV Tropes
Leia também: Em meio a polêmica entre Bella Campos e Cauã Reymond, ex-esposa do ator manda indireta: “Tudo está vindo à tona”
O Segredo da Plataforma 13 e Outras Obras
Outros livros também apresentam semelhanças com a trama de Harry Potter. O Segredo da Plataforma 13, de Eva Ibbotson (1994), narra a história de um menino do mundo mágico que vive no mundo comum, com a estação de King’s Cross servindo como o ponto de ligação entre os dois mundos, semelhante a Harry Potter. Já Groosham Grange (1988), de Anthony Horowitz, descreve um garoto que, ao receber uma carta, é levado para um internato misterioso, revelando-se uma escola de magia.
Reprodução/Internet
Discworld e A Universidade Invisível
Terry Pratchett, com sua famosa série Discworld, apresenta uma escola de magia, a Universidade Invisível, que possui um brasão de armas e lema em latim, muito parecida com a de Hogwarts. Pratchett, conhecido por seu humor e sátira, foi questionado sobre as semelhanças com Harry Potter. Em tom irônico, ele afirmou: “Usei uma máquina do tempo.”

Reprodução: Prime Video: Discworld
Essas obras e personagens demonstram que a ideia de jovens bruxos em escolas de magia não é exclusiva de Harry Potter. Enquanto as semelhanças geram discussões, fica claro que a literatura fantástica sempre teve espaço para diferentes interpretações e variações desse tema.
O que você achou dessa notícia? Comente.