O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca, conforme informou o Vaticano. As últimas imagens do pontífice com vida foram registradas na Praça São Pedro, onde ele apareceu no papamóvel acenando aos fiéis. Um dia antes de sua morte, Francisco cumprimentou os presentes e deixou votos de uma boa Páscoa.

Sua última mensagem pública, lida pelo Monsenhor Diego Ravelli, tornou-se marcante por sintetizar a essência de seu pontificado: um apelo pela paz.

Os últimos momentos

Segundo fontes vaticanas, os momentos finais de Francisco se deram em seu modesto apartamento na Casa Santa Marta. Ele despertou às seis da manhã e foi encontrado pelos colaboradores ainda consciente, apesar do estado de saúde já bastante debilitado nos últimos dias, especialmente em relação ao coração.

Por volta das 7h locais (2h no horário de Brasília), o Papa passou mal e foi prontamente atendido pela equipe médica do Vaticano. Às 7h35, ele parou de respirar. A equipe médica afirmou que sua morte foi serena. Às 9h47, o camerlengo da Igreja, cardeal Kevin Farrell, anunciou oficialmente a morte:

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar o falecimento do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.”

Despedida e funeral

Na terça-feira (22), o Vaticano divulgou as primeiras imagens do Papa já em seu caixão de madeira. As fotos foram feitas na Casa Santa Marta, e em uma delas, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, aparece em oração ao lado do corpo. Desde as 4h da manhã (horário de Brasília), os cardeais estão reunidos para definir os detalhes do funeral. A cerimônia deve ocorrer entre sexta (25) e domingo (27), conforme previsão inicial do Vaticano. Confira as imagens:

#1

#2

Papa Francisco — Foto: Reuters

#3

Papa Francisco — Foto: Reuters

#4

Papa Francisco — Foto: Reuters

#5

Papa Francisco — Foto: Reuters

O que acontece após a morte de um Papa?

Com a morte do Sumo Pontífice, a Igreja Católica entra em um período litúrgico especial chamado Sede Vacante. Durante essa fase, em que o trono de São Pedro permanece vazio, o Vaticano decreta oficialmente nove dias de luto. Missas e cerimônias solenes são realizadas em homenagem ao papa falecido. O sepultamento costuma ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte.

A responsabilidade por coordenar todo o processo recai sobre o camerlengo — atualmente o cardeal irlandês Kevin Farrell — que, além de organizar o funeral, também dá início aos preparativos para a escolha do próximo pontífice, por meio do Conclave. Esse processo reúne cardeais de diversas partes do mundo em absoluto sigilo, dentro da Cidade do Vaticano, até que um novo papa seja eleito.

Um desejo de simplicidade

No testamento, o Papa Francisco deixou um pedido comovente: “Confiei toda minha vida e ministério à Virgem Maria. Desejo que meus restos descansem na Basílica de Santa Maria Maior, onde sempre iniciei e concluí minhas jornadas apostólicas. Que meu túmulo seja no chão, sem ornamentação, com uma única palavra: Franciscus.”

Veja a seguir: Após perda da filha, Lexa lança canção emocionante dedicada a Sofia; ouça

Descanse em paz, Papa Francisco.

Categorized in:

Notícia,