Nessa segunda-feira (26), o treinador Carlo Ancelotti se apresentou à Seleção Brasileira. O voo partiu de Madrid às 10h30 (horário de Brasília) deste domingo e pousou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta de 20h50.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/I/7/gR5g0OTzeknmWjCDKwyg/dur0490.jpeg)
Ancelotti camisa 26 seleção brasileira CBF — Foto: André Durão
Antes de embarcar para o Brasil, o italiano de 65 anos posou para um foto ao lado do empresário Diego Fernandes, que intermediou o acordo com a CBF. O voo de Ancelotti chegou a ser o mais rastreado do mundo em uma plataforma especializada – havia cerca de 15 mil pessoas acompanhando o pouso do novo técnico da Seleção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/S/G/dAwiLwSDCpSsuDN1yhZQ/whatsapp-image-2025-05-25-at-11.18.51.jpeg)
Carlo Ancelotti embarca para o Brasil para se apresentar à Seleção com Diego Fernandes, intermediário da CBF no negócio — Foto: Reprodução
Ancelotti se despediu do Real Madrid no último sábado, na vitória por 2 a 0 contra a Real Sociedad, na última rodada do Espanhol. “Carletto” foi homenageado por jogadores e torcedores do clube, e se emocionou em discurso aos presentes no Santiago Bernabéu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/K/g/WC9iO6QWuzlkB4oLTtYQ/54544486507-245476e081-k.jpg)
Ancelotti é recebido pelo novo presidente da CBF, Samir Xaud — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Primeira convocação – sem Neymar
Às 15h desta segunda-feira, o técnico Carlo Ancelotti fez sua primeira convocação na Seleção Brasileira. A lista conta com cinco jogadores do Flamengo e não tem a presença de Neymar, que não veste a amarelinha desde outubro de 2023.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/p/o/SlAApHSfAw7Qyqnz19SA/ancelotticbf1.jpg)
Carlo Ancelotti na convocação da Seleção — Foto: Cahê Mota / ge
No entanto, o técnico italiano deixou claro, ao ser perguntado sobre o tema, que o fato de o astro não estar entre os 23 nomes anunciados se deve a uma questão física. E revelou que conversou com o atacante do Santos antes da divulgação da lista.
“Como eu disse, eu tentei selecionar jogadores que estão bem. O Neymar teve uma lesão há pouco tempo. Todo mundos abe que é um jogador muito importante e sempre será. Atualmente, temos muitos jogadores que sofrem lesões e não podem estar na seleção, como Neymar, mesmo casa do Rodrygo, Gabriel, Joelinton, Militão. O que eu quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos”.
“No caso específico do Neymar, contamos com ele. O Brasil conta com ele. Ele voltou ao Brasil para jogar, para prepara-se bem para o Mundial. Eu falei com ele antes, nesta manhã para explicar isso. Ele está totalmente de acordo. Assim continuamos”, completou.
Vale destacar que Neymar vem sofrendo com problemas físicos nos últimos meses, após se recuperar de uma grave lesão no joelho, que o deixou fora dos gramados por mais de um ano, ainda no Al-Hilal, da Arábia Saudita. No processo de retorno aos campos, ele sofreu três lesões musculares em seis meses, que atrapalharam sua busca por ritmo de jogo.
Próximos compromissos da Seleção
Os atletas escolhidos pelo italiano vão defender o Brasil nas próximas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra Equador (dia 5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (dia 10, em São Paulo).
Carlo Ancelotti na convocação da Seleção — Foto: Reprodução
A Seleção Brasileira se apresenta na próxima segunda-feira e vai se preparar no CT do Corinthians. Na terça, após treino, a delegação embarca para Guayaquil.
Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:
Goleiros:
- Alisson (Liverpool);
- Bento (Al-Nassr);
- Hugo Souza (Corinthians).
Defensores:
- Alex Sandro (Flamengo);
- Alexsandro (Lille);
- Beraldo (PSG);
- Carlos Augusto (Inter de Milão);
- Danilo (Flamengo);
- Léo Ortiz (Flamengo);
- Marquinhos (PSG);
- Vanderson (Monaco);
- Wesley (Flamengo).
Meio-campistas:
- Andreas Pereira (Fulham);
- Andrey Santos (Strasbourg);
- Bruno Guimarães (Newcastle);
- Casemiro (Manchester United);
- Ederson (Atalanta);
- Gerson (Flamengo).
Atacantes:
- Antony (Betis);
- Estêvão (Palmeiras);
- Gabriel Martinelli (Arsenal);
- Matheus Cunha (Wolverhampton);
- Raphinha (Barcelona);
- Richarlison (Tottenham);
- Vini Júnior (Real Madrid).
A convocação marca o retorno de Casemiro, titular nas últimas duas Copas do Mundo, que estava ausente da Seleção desde outubro de 2023. Por outro lado, Rodrygo, desgastado fisicamente, e Endrick, machucado, são desfalques. O atacante Raphinha, do Barcelona, está suspenso do jogo contra o Equador, pelo segundo cartão amarelo.
Confira a seguir: Na Seleção Brasileira, Ancelotti terá maior salário da história.
O que você achou da lista de convocação de Carlo Ancelotti?