O jogador português Diogo Jota, atacante da Seleção de Portugal e do Liverpool, da Inglaterra, e seu irmão, o também atleta André Silva, morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na Espanha. Segundo a Guarda Civil do país, o veículo onde eles estavam saiu da pista após o pneu estourar durante uma ultrapassagem.

O atacante Diogo Jota comemora o título da Liga das Nações Europeias conquistado por Portugal no dia 9 de junho de 2025 em final disputada contra a Espanha — Foto: Annegret Hilse/Reuters

O atacante Diogo Jota comemora o título da Liga das Nações Europeias conquistado por Portugal no dia 9 de junho de 2025 em final disputada contra a Espanha — Foto: Annegret Hilse/Reuters

Nesta manhã, autoridades da Espanha deram detalhes sobre o acidente, que ocorreu nos arredores de Zamora, no noroeste do país, durante a madrugada pelo horário local (fim da noite de quarta-feira pelo horário de Brasília). Em comunicado, a guarda afirmou que o veículo trafegava pela rodovia nacional A-52, na altura da região de Sanabria. Ao ultrapassar um outro carro, um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o automóvel, que pegou fogo na sequência.

O local do acidente de carro no qual o jogador do Liverpool Diogo Jota e seu irmão morreram na cidade de Zamora, no noroeste da Espanha, na quinta-feira, 3 de julho de 2025 — Foto: AP

O local do acidente de carro no qual o jogador do Liverpool Diogo Jota e seu irmão morreram na cidade de Zamora, no noroeste da Espanha, na quinta-feira, 3 de julho de 2025 — Foto: AP

“Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incediou, e ambos os ocupantes morreram”, disse a Guarda Civil no comunicado.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui
Ao lado do irmão, André Silva chegou a criar uma empresa na área de Gestão - Foto: Reprodução

Ao lado do irmão, André Silva chegou a criar uma empresa na área de Gestão – Foto: Reprodução

Confira como o veículo ficou

De acordo com as autoridades, os irmãos morreram no local. Jota, de 28 anos, tinha se casado no dia 22 de junho com sua noiva, Rute Cardoso, com quem tinha três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses. André tinha 26 anos. Ele atuava pelo Penafiel, clube português da segunda divisão. Ainda de acordo com a nota, as autoridades aguardavam o resultado de exames de legistas no local, mas apenas Diogo Jota e seu irmão estavam no carro.

Veículo onde Diogo Jota e André estavam - Foto: Reprodução

Veículo onde Diogo Jota e André estavam – Foto: Reprodução

Carreira de Diogo

Revelado pelas categorias de base do Paços de Ferreira, Diogo José Teixeira da Silva, conhecido como Diogo Jota, chegou ao Porto na temporada 2016/17, emprestado pelo Atlético de Madrid, onde jamais chegou a jogar partidas oficiais.

Depois de uma boa temporada no gigante português, o ponta foi para o Wolverhampton, da Inglaterra. O bom desempenho nos Wolfes despertou o interesse do técnico Jürgen Klopp, que o levou para o Liverpool na temporada 2020/21.

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

Pelos Reds, Jota conquistou a Premier League da temporada 2024/25, a primeira de sua carreira, tendo vencido anteriormente a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa em seus cinco anos no clube. No mês passado, ele havia conquistado pela segunda vez a Nations League, com a seleção portuguesa. Com a equipe nacional, Jota disputou 49 jogos e marcou 14 gols.

Diogo Jota havia se casado há 11 dias — Foto: Reprodução/Instagram

Diogo Jota havia se casado há 11 dias — Foto: Reprodução/Instagram

Carreira de André

Na última temporada (2024/25), André disputou 32 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências. Ao longo da carreira, somou 143 jogos oficiais, 21 gols e quatro assistências. Silva estava prestes a iniciar a terceira temporada consecutiva no Penafiel, com contrato válido até 30 de junho de 2026.

Antes disso, passou pelas categorias de base do Porto, Boavista Sub-23 e Famalicão Sub-23. Também defendeu o Gondomar, equipe da região metropolitana do Porto, onde nasceu em 28 de abril de 2000. Além do futebol, o jogador havia concluído recentemente um curso universitário em Gestão, conciliando os estudos com a carreira profissional. Ao lado do irmão, chegou a criar uma empresa na área.

André Silva, irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente - Foto: Reprodução

André Silva, irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente – Foto: Reprodução

De acordo com o treinador do Penafiel, Hélder Cristóvão, Silva era um atleta com velocidade e capacidade ofensiva, mas se destacava também fora de campo. O técnico afirmou, em entrevista ao SportTV+, que o jogador mantinha uma postura exemplar e conciliava a vida acadêmica e empresarial com o esporte.

Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte dos dois atletas

“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.

Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.

A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.

A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.

Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado”.

Liverpool lamentou a morte dos atletas

“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota”, disse o clube em um comunicado. “O clube não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto eles tentam lidar com uma perda inimaginável. Continuaremos a fornecer-lhes todo o nosso apoio”.

“Não faz sentido”

Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo se mostrou chocado com o falecimento do companheiro com quem conquistou a Uefa Nations League no início de junho. “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”.

Nossos sentimentos à família de Diogo Jota e André Silva.