O mundo do futebol foi surpreendido nesta quinta-feira (3), com a triste notícia da morte de Diogo Jota. O jogador do Liverpool e da seleção portuguesa faleceu num acidente de carro, na Espanha. A apuração das causas ainda está no início, mas as autoridades locais afirmam que um pneu furado da Lamborghini do jogador teria motivado o incidente que causou sua morte. Também presente no carro, o irmão do atleta, André Silva, que também veio a óbito.

Diogo Jota comemora título da Liga das Nações com Portugal. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diogo Jota comemora título da Liga das Nações com Portugal. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“As informações que temos até o momento são de que o carro, que era um Lamborghini, sofreu um acidente de trânsito e saiu da estrada devido a um estouro de pneu durante uma ultrapassagem”, informou a Guarda Civil de Zamora, maior cidade das redondezas. “O carro pegou fogo e os dois ocupantes morreram”. Um vídeo publicado nas redes sociais e confirmado pela imprensa espanhola mostra o carro de Diogo pegando fogo após o acidente:

Mais cedo, o perfil oficial do Conselho Provincial de Zamora já havia anunciado o acidente nas redes sociais. Segundo o órgão municipal, o incidente aconteceu no quilômetro 65 da rodovia A-52, no norte da Espanha, perto da fronteira com Portugal, no município de Palacios de Sanabria. Os bombeiros foram chamados para conter o fogo.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui
Destroços do carro em que estava Diogo Jota e seu irmão — Foto: Reprodução

Destroços do carro em que estava Diogo Jota e seu irmão — Foto: Reprodução

Diogo Jota viajava de carro por problema de saúde

Segundo informações da CNN Portugal e da CMTV, o jogador do Liverpool, Diogo Jota estava andando de carro com o irmão para pegar um barco e voltar à Inglaterra. Ele iria viajar de avião, porém foi desaconselhado por conta de uma recente cirurgia no pulmão. O acidente, inclusive, ocorreu próximo ao local em que ambos desceriam para pegar o barco.

Uma imagem do jogador de futebol português Diogo Jota, do Liverpool, é exibida do lado de fora do Estádio Anfield, em Liverpool, Grã-Bretanha, em 3 de julho de 2025. REUTERS/Temilade Adelaja

Uma imagem do jogador de futebol português Diogo Jota, do Liverpool, é exibida do lado de fora do Estádio Anfield, em Liverpool, Grã-Bretanha, em 3 de julho de 2025 – Foto: REUTERS/Temilade Adelaja

De acordo com a CNN, os médicos afirmaram que seria melhor ele não viajar de avião por conta da pressão. Já a CMTV afirma que Diogo optava por viajar de carro em muitas ocasiões pelo desconforto pulmonar antigo, quando estava começando a carreira.

O jogador e seu irmão, que também era jogador de futebol, estavam na reta final de suas férias. Ambos se apresentariam aos seus clubes nos próximos dias para iniciarem a pré-temporada do calendário europeu. André Silva era atleta do Penafiel, da segunda divisão portuguesa. Jota retornaria para a Inglaterra porque iria se reapresentar no Liverpool para a próxima temporada. A expectativa é que isso ocorresse nesta sexta-feira (4).

Estado da rodovia é alvo de críticas

De acordo com o jornal espanhol Marca, trechos da A-52 têm sido alvo de reclamações nas redes sociais por motoristas frequentes. Apesar de não apresentar buracos nem problemas graves de visibilidade, usuários apontam pequenas rachaduras e um elevado número de manchas na faixa da direita, o que costuma fazer com que alguns condutores passem a trafegar pela pista da esquerda. Isso reforça a possibilidade de que um fator externo tenha contribuído para a tragédia.

Ainda assim, por se tratar de um veículo esportivo de alta performance, a suspeita de velocidade acima do permitido também está sob análise. Imagens divulgadas após o acidente mostram que o impacto foi violento a ponto de arrancar parte da proteção lateral da estrada e transformar o carro em destroços irreconhecíveis.

 

As vítimas

Diogo Jota vivia o auge da carreira. Titular do Liverpool desde 2020, havia disputado 182 partidas e marcado 65 gols com a camisa dos Reds, além de ter conquistado títulos como a Premier League, a FA Cup e duas Copas da Liga. Pela seleção portuguesa, somava 49 jogos e um título da Liga das Nações, conquistado no mês passado.

Ao lado do irmão, André Silva chegou a criar uma empresa na área de Gestão - Foto: Reprodução

Ao lado do irmão, André Silva chegou a criar uma empresa na área de Gestão – Foto: Reprodução

Seu irmão André Silva também era jogador profissional. Com passagem por clubes como Boavista e Famalicão nas categorias de base, defendia o Penafiel, da segunda divisão portuguesa, e vinha de uma temporada com 32 partidas, dois gols e duas assistências.

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a perda dos dois irmãos e solicitou à UEFA um minuto de silêncio antes do jogo entre Portugal e Espanha pelo Campeonato Europeu de Futebol Feminino. O presidente da entidade, Pedro Proença, classificou a tragédia como uma “perda irreparável” e prometeu homenagens contínuas ao legado de ambos.

André Silva, irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente - Foto: Reprodução

André Silva, irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente – Foto: Reprodução

Nossos sentimentos à família de Diogo Jota e André Silva.