Um vídeo gravado durante o velório de Itamar da Conceição Moraes, de 57 anos, viralizou nas redes sociais nesta semana. Ao som de “Spring Love”, sucesso do cantor Stevie B, familiares dançaram ao redor do caixão para homenagear o falecido, grande fã do estilo musical Miami Bass. A despedida aconteceu em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, e emocionou internautas pela autenticidade da homenagem.

Itamar Moraes, grande admirador do estilo musical conhecido como Miami Bass/ Reprodução: Redes Sociais
Homenagem ao som da nostalgia
A escolha pela música e dança como forma de despedida foi uma maneira de manter viva a essência de Itamar, que era apaixonado por funks internacionais dos anos 1980 e 1990. De acordo com o filho, Sérgio da Silva Moraes, de 39 anos, o pai costumava montar caixas de som em cima da laje nos fins de semana e reunir vizinhos e familiares: “Ele curtia seus funks internacionais, Stevie B, Tony Garcia, James Brown, Snap, entre outros. Nesses momentos, sempre estavam com ele as duas irmãs que aparecem no vídeo”, relatou.
🚨BRASIL: Família homenageia fã de funk melody com dança durante velório em João Monlevade, MG.
https://t.co/Fd6TXcImti— CHOQUEI (@choquei) July 19, 2025
Tradição familiar e legado cultural
Segundo Sérgio, a paixão por música e dança atravessa gerações na família: “Sempre que tinha baile dos anos 80 e 90, eles iam juntos. Cantar e dançar sempre foi herança de geração na nossa família”, contou. Ele lembrou ainda que ele, seus irmãos e primas fundaram em 2006 um grupo de dança de rua, que esteve ativo até 2014: “O grupo ainda existe”, completou.
Velório com identidade e emoção
A ideia da homenagem surgiu como uma forma de expressar afeto e preservar a memória alegre de Itamar, que havia sofrido um AVC hemorrágico, o terceiro, e faleceu na segunda-feira (14): “Eles já estavam se programando para um baile que aconteceria agora em setembro. Infelizmente, esse fato nos surpreendeu. Dançar foi a forma de se despedirem dele com alegria”, afirmou Sérgio.
Leia também: Você se lembra deles? Veja como 20 ex-atores mirins da Globo cresceram e se tornaram galãs
Figura querida na comunidade
Itamar era funcionário da limpeza urbana da prefeitura e conhecido pelo bom humor no trabalho e na vizinhança: “Ele trabalhava no caminhão, em serviço braçal. Os colegas diziam que não tinha como ficar triste perto dele”, relembrou o filho.
Repercussão nas redes sociais
O vídeo da despedida rapidamente se espalhou nas redes e emocionou milhares de pessoas. Para Sérgio, a homenagem foi mais do que simbólica, foi um ato de amor: “Meu pai deixou um legado inesquecível”, concluiu.
O que você achou da atitude dessa família? Comente.