Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, após uma longa luta contra um câncer colorretal. A notícia paralisou o país e gerou uma grande onda de comoção nas redes sociais. A artista vinha expondo com coragem seu processo de tratamento desde 2023, recebendo apoio massivo do público e da classe artística. No entanto, uma homenagem feita por Antonia Fontenelle chamou atenção — e também críticas. Em suas redes sociais, a influenciadora compartilhou um vídeo antigo em que cobria um dos blocos de carnaval de Preta Gil, com a participação de convidados como Gretchen e Gominho.
O carisma da cantora é visível no registro, contagiando todos os presentes. Na legenda, Fontenelle escreveu: “Preta eu te perdoou por todas as vezes que fui fortemente açoitada pelos seus com o seu aval, por questões políticas. A Preta que carrego em meu coração é a Preta desse vídeo e de tantos outros momentos alegres, você foi gigante, raçuda…. Descansa em paz“.
Ver essa foto no Instagram
A frase foi vista por muitos como deslocada e inadequada para o momento de luto. Apesar de terminar a mensagem com palavras de despedida, o tom da publicação gerou reações negativas de internautas que apontaram a tentativa de reverter uma antiga rivalidade pública em meio à comoção pela morte da artista. “A Antônia Fontenelle é um escrota né? Como ela postar isso sobre a Preta Gil, sério”, disse um usuário do X; “a antonia fontenelle fez esse texto aí sobre a preta gil e teve coragem de publicar, sinceramente desejo tudo de ruim pra essa mulher”, comentou outro.
#1
A Antônia Fontenelle é um escrota né? Como ela postar isso sobre a Preta Gil, sério pic.twitter.com/EMR5Ug5ubp
— Gio 🧑🏽💻 (@gi0vannemendes) July 21, 2025
#2
a antonia fontenelle fez esse texto aí sobre a preta gil e teve coragem de publicar, sinceramente desejo tudo de ruim pra essa mulher. pic.twitter.com/rWreLIjttR
— renatinho (@fIopadinhe) July 21, 2025
Ainda no domingo, Fontenelle apareceu chorando em seus Stories no Instagram. Em tom emocional, comentou sobre sua própria reação à notícia: “Hoje eu estou bem emotiva. (…) Muito cedo soube da partida da Preta Gil. Como mulher, mãe, avó, é dolorido.” Ela também mencionou desentendimentos políticos e relembrou momentos antigos com Preta antes da polarização ideológica. A repercussão foi imediata, com muitos usuários nas redes sociais apontando que esse tipo de mensagem, ao enfatizar conflitos passados em um momento de despedida, destoava das homenagens respeitosas que a artista vinha recebendo.
#1
#2
A luta de Preta Gil
Diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, Preta Gil passou por quimioterapia, radioterapia e cirurgias no Brasil. Em 2025, viajou aos Estados Unidos em busca de um tratamento experimental, mas, infelizmente, não resistiu. Sua postura pública durante a doença foi marcada pela transparência, coragem e força, conquistando ainda mais respeito e admiração do público.
Veja a seguir: Erika Hilton processa Antônia Fontenelle por falas consideradas racistas e transfóbicas; entenda o caso
Qual sua opinião sobre a mensagem de Antônia Fontenelle?