O velório de Preta Gil está marcado para esta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h, em cerimônia aberta ao público. A artista, que morreu no último domingo (20), em Nova Iorque, fez questão de escolher o local para sua despedida. No entanto, um de seus últimos desejos não poderá ser realizado: um cortejo em clima de Carnaval, com trio elétrico.

Velório de Preta Gil - Foto: Reprodução

Velório de Preta Gil – Foto: Reprodução

Segundo informações do portal LeoDias, a Prefeitura do Rio não autorizou o uso de carro de som nem apresentações públicas, alegando questões de segurança. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, que já havia informado que o cortejo não estava previsto, sem entrar em detalhes.

Após a cerimônia no Theatro Municipal, o corpo de Preta Gil será levado ao Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da capital, onde ocorrerá uma cerimônia íntima. A assessoria de Gilberto Gil confirmou que a escolha pela cremação partiu da própria artista, em um pedido feito à família.

O corpo de Preta Gil deve chegar a São Paulo na manhã desta quinta-feira (24/7), vindo de Nova York, onde a artista estava desde maio em busca de um tratamento alternativo para a doença. Familiares da artista estarão no mesmo voo, que deve deixar a cidade norte-americana às 19h (no horário de Brasília) de hoje. A chegada é prevista para as 5h de amanhã, no Aeroporto Internacional em Guarulhos.

Velório de Preta Gil é em data com significado importante ao seu legado

Além de ter nos deixado no Dia do Amigo, sua despedida dos fãs, amigos e familiares reserva outro significado especial. A data do velório da artista marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que é bastante representativo ao honrar uma grande referência feminina da negritude brasileira. Preta deixa um legado de luta contra o racismo e de empoderamento pautado no amor-próprio. A última celebração da data contou com a participação de Preta Gil no Especial Mulher Negra 2024, apresentado por Zezé Motta no canal E!. Na época, ela frisou a importância de falar sobre resistência.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

“O Especial Mulher Negra é o sinal de uma geração que resistiu, lutou e que venceu. É representatividade para uma série de mulheres e homens que vão assistir à gente e entender como vale a pena lutar, se arriscar, se expor. A Zezé é um símbolo disso, e todas nós também. É um especial de representatividade e inspiração para muita gente”, afirmou Preta em julho de 2024.

Zezé Motta apresenta 'Especial Mulher Negra' com participação de Preta Gil — Foto: Miguel Sá

Zezé Motta apresenta ‘Especial Mulher Negra’ com participação de Preta Gil — Foto: Miguel Sá

Confira a seguir: Câncer colorretal: saiba como se prevenir da doença que acometeu Preta Gil.

O que você achou dessa notícia?

Categorized in:

Artistas, Famosos,