MC Poze do Rodo se manifestou publicamente após a prisão do rapper Oruam, ocorrida na terça-feira (22). Em vídeos publicados nas redes sociais, o funkeiro demonstrou apoio ao amigo, criticou a atuação da polícia e falou sobre lealdade, juventude e resistência emocional diante das pressões enfrentadas por artistas da favela.

Reprodução/Instagram

Crítica à atuação da polícia

MC Poze começou seu desabafo apontando que a prisão de Oruam foi resultado de uma provocação policial:
“É perseguição, ou você vai falar que o moleque é bandido porque ele falou tudo aquilo num momento de ódio, raiva? Qualquer pessoa jovem, que não tem muita vivência ainda, faria isso ou alguma besteira. Isso é certo.”

Ele também criticou a forma como a operação policial foi conduzida na casa de Oruam, classificando-a como uma invasão fora do horário legal: “Não tem como você ver sua casa ser invadida num horário que não é permitido, ver a polícia fazendo coisas contra a lei. Eles têm que dar o exemplo e fazem tudo contra a lei.”

Poze sugeriu que o comportamento do amigo foi uma reação emocional: “Conseguiram mexer com a mente do moleque pra ele falar um bando de merd*”.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Comparações com sua própria trajetória

O funkeiro relatou que já esteve em situações parecidas no passado, mas que hoje pensa com mais maturidade:
“Tentaram mexer com a minha mente milhares de vezes, mas sou pai de cinco filhos, moleque sábio, mais cascudo. Se fosse minha época de novinho, 2019, 2018, eu ia fazer a mesma coisa, xingar vocês, falar, fazer alguma loucura.”

Sobre sua escolha de não repetir o protesto feito por Oruam ao subir em um ônibus, ele foi claro: “Eu não tenho que provar minha lealdade. Ele já sabe. […] Vou ajudar ele de formas sábias e inteligentes, e não de forma burra que, se eu fizer, vão me prender também.”

Mensagem aos colegas do funk

Poze também aproveitou a ocasião para cobrar posicionamento de outros artistas da cena: “Você que não tem um processo e não tem nada nas costas, não bota a cara pra falar com ninguém… Depois, o menor sai e ‘é brabo’. Brabo é o car*lho, rapá.”

Segundo ele, artistas com grande alcance nas redes sociais deveriam usar suas vozes em defesa de Oruam: “Pode ter algum seguidor de vocês que é parente de algum juiz ou desembargador. Cada um que tem rede social poderosa, tem que falar.”

Leia também: Leo Lins volta a fazer piada com Preta Gil após morte da cantora

Recado final e defesa de Oruam

Ao encerrar, Poze reforçou que Oruam não tem envolvimento com o crime: “Vocês sabem que o moleque não é bandido ou criminoso, e falou tudo aquilo no calor da emoção. Ele é milionário, tem 12 milhões de ouvintes no Spotify. Quem vai deixar um moleque desse se envolver com o crime? Vocês não sabem de nada.”

Assista abaixo:

O pronunciamento de MC Poze foi amplamente compartilhado por fãs e simpatizantes, e reacendeu o debate sobre a criminalização de artistas periféricos e os limites da atuação policial nas comunidades.

Você acompanha MC Poze nas redes sociais?

Categorized in:

Famosos,