Jacira Roque de Oliveira, conhecida como Dona Jacira, mãe do rapper Emicida e do empresário Evandro Fióti, faleceu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela revista Marie Claire. Ela estava internada na capital paulista, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Além de Emicida e Fióti, Dona Jacira também era mãe de Katia e Katiane. Figura carismática e influente, Dona Jacira se definia como “detentora de saberes e fazeres”.

Inicialmente conhecida pelo público como mãe dos artistas, ela acabou ganhando notoriedade própria ao longo dos anos. Em 2016, foi homenageada por Emicida na canção “Mãe”, que conta com sua participação no clipe — o vídeo já ultrapassou 19 milhões de visualizações no YouTube.

Conflito familiar e posicionamento público

Em abril deste ano, Dona Jacira se manifestou publicamente sobre a ruptura entre os filhos Emicida e Fióti, que se envolveram em uma disputa judicial relacionada à gestão da Laboratório Fantasma, empresa que fundaram juntos em 2009. Na ocasião, ela declarou apoio a Fióti e usou suas redes sociais para comentar a situação. “As hienas nos rondam, querem nossa queda. Mas não conseguirão. Fióti, sua dor é nossa dor”, escreveu. Ela também cobrou a reparação de calúnias envolvendo o nome do filho, defendendo uma solução que envolvesse verdade e justiça.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Nota de pesar dos filhos

Emicida e Fióti, junto com as irmãs Katia e Katiane, divulgaram um comunicado oficial lamentando a morte da mãe e exaltando sua trajetória e legado. “É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque de Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos. Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afro-brasileira”, diz o texto.

A nota segue destacando o impacto de sua presença na vida de tantas pessoas. “Esse legado será levado adiante por sua família e por todas as pessoas que tiveram suas vidas transformadas por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano.” A família agradeceu as manifestações de carinho e pediu respeito à sua privacidade neste momento de luto. O comunicado foi assinado pelos quatro filhos: Evandro (Fióti), Katia, Katiane e Leandro (Emicida).

Veja a seguir: Rompimento de parceria entre Emicida e Fióti vira disputa judicial entre os irmãos; saiba detalhes

Acompanhava Dona Jacira nas redes sociais?

Categorized in:

Notícia,