O vulcão Krasheninnikov, localizado na remota península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção neste domingo (03), pela primeira vez em mais de seis séculos. A última atividade registrada do vulcão havia ocorrido em 1463, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Rússia. A erupção está sendo associada a uma série de fortes terremotos que atingiram a região na semana anterior, incluindo um sismo de magnitude 8,8 que gerou alerta de tsunami em todo o Pacífico.

A erupção lançou uma nuvem de cinzas que atingiu cerca de 6,4 km de altura. O evento foi registrado por um grupo de guias turísticos da empresa Snow Valley, que voltava de uma expedição ao vulcão Klyuchevskaya Sopka — o mais alto da Eurásia — também em atividade desde o terremoto da última quarta-feira (30).

A Reuters confirmou a autenticidade do vídeo com base em imagens de arquivo e nos metadados do arquivo original. A erupção começou por volta das 6h da manhã, no horário local, quando funcionários da Reserva Natural Kronotsky, onde o vulcão está situado, observavam uma expedição de pesquisa no local. Olga Girina, chefe da Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas, destacou a raridade do fenômeno.  Já Vsevolod Yakovlev, diretor interino da reserva, descreveu o evento como “emocionante e fascinante”.

Embora a área seja pouco povoada, funcionários da reserva foram retirados por precaução. As autoridades afirmam que o vulcão não representa risco imediato para as populações próximas. O guia de montanhas Artem Sheldr, que estava com um grupo no momento da erupção, compartilhou vídeos e fotos nas redes sociais. “Dizer que foi épico e completamente inesperado é o mesmo que dizer nada! Nosso grupo ainda está em choque”, relatou. Segundo ele, uma poderosa coluna de cinzas subiu entre 2 e 3 quilômetros da cratera, sendo seguida por uma segunda explosão. Não houve observação de fluxo de lava.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @artemsheldr

O Krasheninnikov é um dos oito vulcões ativos da Reserva Natural Kronotsky. Sua reativação após séculos de inatividade reforça a preocupação com a intensa atividade sísmica recente em Kamchatka, uma das regiões vulcanicamente mais ativas do mundo. Ainda no domingo, um novo tremor de magnitude 7,0 atingiu as Ilhas Curilas, também no extremo oriente russo. Apesar da força, não houve registro de danos graves ou vítimas. O alerta de tsunami emitido foi cancelado pouco depois.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @artemsheldr

Veja a seguir: Pai de Juliana Marins abre mochila da filha pela primeira vez e comove com desabafo

O que achou da notícia? Comente.

Categorized in:

Notícia,