A crença de que engolir uma semente pode fazê-la criar raízes dentro do estômago atravessa gerações e ainda circula em publicações nas redes sociais. Apesar de alimentar o imaginário infantil e gerar piadas entre adultos, trata-se de um mito sem qualquer fundamento científico.

Reprodução/Redes Sociais
Por que sementes não germinam no corpo humano?
Segundo o gastro-hepatologista Rogério Alves, da BP, A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o organismo humano não oferece condições para que um grão se desenvolva: “Não germina porque temos ácidos no estômago. Para uma semente germinar precisa haver adubo, nutriente, terra, por isso, não vai acontecer nada no estômago, é um microambiente que não é feito para plantar nada”, afirma o médico.
Possíveis efeitos da ingestão de sementes
Embora não haja risco de germinação, o consumo em excesso pode causar desconforto: “O que pode acontecer se você ingerir semente é passar mal, talvez vomite, porque é um corpo estranho que o organismo não está preparado para fazer digestão e para absorver”, explica Alves.
Benefícios de algumas sementes
Determinados caroços podem trazer benefícios à saúde quando consumidos de forma adequada. O de melancia, por exemplo, é rico em vitaminas e sais minerais, enquanto o de abacate contém substâncias antioxidantes. Para melhor aproveitamento nutricional, é necessário que sejam mastigados ou triturados, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes.

(Foto: Reprodução/Youtube/Rodrigo Tavares)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2024/Z/H/52cGQ9QkKEDyKRIW7NKg/3-9-.png)
Foto: Getty Images/Canva
Sementes que exigem cuidado
Nem todas as sementes são recomendadas para consumo. As de maçã, pera e cereja contêm amigdalina, molécula que combina açúcar e cianeto. No organismo, essa substância pode se decompor em cianeto de hidrogênio, com potencial efeito tóxico.

Reprodução/Internet

Reprodução/Youtube

Reprodução/Internet
Leia também: Tudo isso? Pastor de calcinha recebe salário impressionante como servidor público; saiba valor
Riscos e quantidades perigosas
De acordo com levantamento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, seria necessário ingerir cerca de 200 sementes de maçã para que aparecessem sintomas como dor de cabeça e perda de consciência. Essa relação pode variar de acordo com o peso corporal, o nível de tolerância de cada indivíduo e até o tipo da fruta.
Apesar dos mitos e receios que envolvem o tema, engolir sementes não fará com que elas germinem no estômago. O corpo humano digere parte delas e elimina o restante nas fezes. Para evitar desconfortos e riscos à saúde, especialistas reforçam que a moderação é fundamental no consumo.
O que você achou dessa notícia? Comente.