O influenciador paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Natan Vicente, foram presos preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A prisão foi anunciada por policiais da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública (DIG), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Os dois chegaram na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais algemados ainda pela manhã. Na ocasião, nenhum dos dois se pronunciou sobre as acusações de crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/8/8UIXhfRoCVzKzKkNVUDQ/hytalo-preso.jpg)
Influenciador Hytalo Santos é preso em SP em investigação contra exploração de menores — Foto: Polícia Civil/Divulgação
A dupla foi alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Paraíba, acusados de intimidarem testemunhas e destruírem provas de uma investigação em que Hytalo responde por exploração sexual de menores e tráfico humano. Ao chegar no Deic, Hytalo foi cercado por jornalistas e cinegrafistas. Sem responder a questionamentos, ele foi rapidamente conduzido ao interior da delegacia.
🚨AGORA: Hytalo Santos e Euro chegam à delegacia em clima de tensão. pic.twitter.com/GnvDsLNLQz
— CHOQUEI (@choquei) August 15, 2025
🚨ASSISTA: Momento exato em que Hytalo Santos chega à delegacia algemado. pic.twitter.com/q5F9bni9UJ
— CHOQUEI (@choquei) August 15, 2025
A prisão
O influenciador é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais. O caso ganhou ainda mais repercussão recentemente, após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
Desde o dia 6, quando Felca, que tem mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, citou em um vídeo a atuação de Hytalo na criação desse tipo de conteúdo com menores, o influenciador foi alvo de medidas da Justiça da Paraíba em resposta a uma ação civil pública do MPPB, além de mandados de busca e apreensão. suspeito crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.
Decisão do juiz
Na decisão que determinou a prisão preventiva do influenciador e do marido dele, a Justiça da Paraíba afirmou que a medida é necessária porque a dupla estaria intimidando testemunhas e destruindo provas da investigação. “A decisão busca impedir novos atos de destruição ou ocultação de provas, bem como evitar a intimidação de testemunhas, situações que já vêm ocorrendo desde que os investigados tomaram conhecimento da existência da investigação em seu desfavor”, diz.
“Registre-se mais uma vez: os representados já destruíram elementos de prova; já removeram tudo aquilo que seria apreendido; já turbaram a investigação criminal, e tais situações estão claras nos autos”, acrescentou o magistrado. O magistrado disse que “há fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes.
Quanto tempo Hytalo Santos pode ficar preso, se considerado culpado?
No Brasil, a pena para tráfico de pessoas pode ir de 4 a 8 anos, podendo aumentar de um a dois terços com agravantes. Já para o crime de exploração sexual infantil, a lei prevê 4 a 10 anos de prisão. Por sua vez, o trabalho infantil artístico irregular pode ser enquadrado como maus-tratos (2 meses a 1 ano de reclusão) ou trabalho análogo à escravidão (2 a 8 anos). Ambas penas podem ser agravadas quando envolvem menores.
Medidas judiciais tomadas contra o influencer
- Suspensão das redes sociais e desmonetização de conteúdo
A Justiça da Paraíba mandou bloquear o acesso de Hytalo às redes sociais dele na terça-feira (12). A promotora do MPPB Ana Maria França solicitou também que os vídeos do influenciador que já estão no ar em diversas redes sociais sejam desmonetizados, ou seja, não possam dar retorno financeiro para o influenciador, e a Justiça também acatou esse pedido.
- Proibição de manter contato com as vítimas
A decisão da terça-feira também proibiu o influenciador de ter contato com os adolescentes citados nos processos que o investiga pela exposição dos menores em vídeos com conteúdo sexual. A decisão é em caráter provisório.
- Apreensão de celulares e computador
A Justiça da Paraíba apreendeu um computador e aparelhos celulares na casa do influenciador em João Pessoa nesta quinta-feira (14), segundo informações do juiz Antônio Rudimacy Firmino. Desta vez, os policiais conseguiram acessar o interior do imóvel e tinham autorização para arrombar as portas, em caso de resistência e necessidade. Na quarta-feira (13), um mandado de busca foi cumprido nesse mesmo endereço, mas encontraram o imóvel fechado, sem ninguém.
Confira a seguir: Segundo juiz, Hytalo Santos destruiu provas e atrapalhou investigação; Veja casa onde o influencer foi preso.
Você está acompanhando esse caso?