Responsável pelo vídeo “Adultização”, que desencadeou denúncias contra Hytalo Santos e levou à prisão do influenciador nesta sexta-feira (15), o youtuber Felca esclareceu os motivos que o levaram a esperar cerca de um ano antes de tornar público o material.

quem-tem-que-ter-medo-sao-eles-diz-felca-sobre-ameaças

Reprodução/Globo

O tempo de preparação

Em entrevista, Felca afirmou que o maior desafio foi lidar emocionalmente com o conteúdo: “O mais difícil foi reunir essas informações”. Segundo ele, a gravidade das provas exigiu cautela e preparo psicológico antes da exposição: “Demorei um ano para postar o vídeo porque é um tema tão aversivo que, se você não tem sangue de barata, você não consegue”.

O influenciador relatou que muitas vezes precisou interromper a análise do material: “Eu ficava vendo aqueles materiais e ficava com tanta agonia, tanto amargor na boca, que, pela minha saúde mental, eu pensava: ‘vou dar um tempo nisso, vou fechar o notebook e volto amanhã’”.

Imagem

Reprodução/Youtube

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Repercussão do vídeo

O vídeo, publicado no início de agosto, ultrapassou a marca de 40 milhões de visualizações e rapidamente saiu do ambiente digital, ganhando espaço nos noticiários e em debates políticos. A repercussão também trouxe riscos à segurança de Felca, que revelou ter passado a andar com seguranças particulares e em carro blindado após as denúncias. Neste fim de semana, ele participará de entrevistas no programa “Altas Horas” e no “Fantástico”, onde deve detalhar os bastidores do processo de investigação e da produção do vídeo.

Leia também: Hytalo Santos deve ser encaminhado ao Presídio do Roger após chegada à Paraíba

Prisão de Hytalo Santos

O criador de conteúdo digital Hytalo Santos e o marido, Israel Natan Vicente, foram presos em uma casa em Carapicuíba (SP), durante uma operação que envolveu Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. No local, foram apreendidos oito celulares, um carro de luxo e havia ainda seis maiores de idade presentes.

Acusações

De acordo com decisão da Justiça da Paraíba, Hytalo e o companheiro são acusados de:

  • Exploração e monetização da imagem de menores de idade;

  • Indícios de tráfico de pessoas;

  • Obstrução de justiça, já que teriam destruído e ocultado provas.

Defesa e próximos passos

A defesa do casal reafirmou a inocência dos dois e declarou que entrou com um pedido de habeas corpus. A audiência de custódia ocorreu neste sábado (16), e a Justiça decidiu manter a prisão de ambos.

Felca parabeniza autoridades

Após a prisão de Hytalo Santos, investigado por exploração infantil e tráfico humano, a equipe jurídica do youtuber Felca divulgou uma nota oficial elogiando a atuação das autoridades e reforçando o compromisso em colaborar com o inquérito:

“Felca e sua equipe aproveitam a oportunidade para parabenizar as autoridades pelo andamento das investigações e efetivo combate à adultização e exploração da imagem e dos corpos de crianças e adolescentes”, destacou o comunicado.

O documento também afirma que o influenciador pretende contribuir com provas que deem continuidade às apurações: “A equipe jurídica busca auxiliar as autoridades com provas, reforçando o compromisso de Felca em contribuir para a continuidade das investigações, inclusive aquelas relativas aos ataques direcionados contra o influenciador”, diz a nota.

Por fim, a equipe reiterou a importância de combater novas práticas criminosas e manter transparência diante da repercussão do caso: “Nosso objetivo é que sejam mitigadas novas práticas criminosas, contribuindo para uma sociedade livre, justa e segura para todas as pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis. A equipe jurídica, juntamente com o influenciador, segue acompanhando de perto a repercussão do caso e todos os seus desdobramentos jurídicos, comprometendo-se a manter total transparência quanto a novas ocorrências, sempre auxiliando a sociedade e as autoridades competentes em tudo que lhes for possível”.

O que você achou da atitude de Felca?