Ao longo da história do cinema, alguns atores e atrizes provaram que talento não tem gênero, mergulhando em papéis do sexo oposto e entregando atuações inesquecíveis. Seja por exigência da trama ou para dar vida a personagens complexos, esses artistas mostraram versatilidade e comprometimento.
Transformações inesquecíveis no cinema
- Eddie Redmayne emocionou o público ao interpretar Lili Elbe, uma das primeiras mulheres trans a passar por uma cirurgia de redesignação de gênero, em A Garota Dinamarquesa (2015).

Reprodução/Internet
- Kayky Brito, ainda criança, se destacou na novela Chocolate com Pimenta (2003), ao viver Bernadete, personagem que foi criada como menina e descobre, na adolescência, que nasceu menino.

Foto: Reprodução/Globo e Instagram
Leia também: Na verdade, o líquido vermelho na carne não é sangue
- Glenn Close surpreendeu ao se transformar no pirata Gutless em Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), papel pequeno, mas que mostrou sua capacidade camaleônica.
- Jared Leto entregou uma atuação marcante como Rayon, uma mulher trans, em Clube de Compras Dallas (2013), papel que lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Reprodução/Youtube

Reprodução: Focus Features
- Gwyneth Paltrow disfarçou-se de homem no clássico Shakespeare Apaixonado (1998) para interpretar um personagem masculino no teatro da época elisabetana.
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet
- Robin Williams conquistou o público com sua icônica performance em Uma Babá Quase Perfeita (1993), ao se vestir de mulher para continuar vendo os filhos.

Reprodução/Internet
- Angelina Jolie viveu uma reviravolta no filme Salt (2010), onde, em determinado momento, sua personagem assume uma identidade masculina para escapar de seus perseguidores.

Reprodução/Internet
- Gael García Bernal brilhou em Má Educação (2004), interpretando um jovem ator que assume o papel de uma mulher trans em uma trama cheia de mistério.

Reprodução/Internet

Reprodução: Copyright Pathé Distribution
- Cate Blanchett deu um show de atuação ao interpretar uma versão de Bob Dylan em Não Estou Lá (2007), capturando com maestria os trejeitos do cantor.
Reprodução/Getty Images

Reprodução/Internet
- Cillian Murphy emocionou como a sonhadora e carismática Kitten em Café da Manhã em Plutão (2005), mostrando sua versatilidade ao viver uma mulher trans em busca de sua identidade.

Reprodução/Internet
Essas atuações são prova de que bons atores podem ser quem quiserem, trazendo profundidade e emoção a qualquer papel.
E para você, qual dessas transformações foi a mais impressionante?