O jogador português Diogo Jota, atacante da Seleção de Portugal e do Liverpool, da Inglaterra, e seu irmão morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na Espanha. O acidente ocorreu nos arredores de Zamora, cidade no noroeste da Espanha, durante a madrugada pelo horário local (fim da noite de quarta-feira pelo horário de Brasília). A morte do atleta ocorre apenas 11 dias depois de se casar.

Diogo Jota com a esposa e os três filhos - Foto: X

Diogo Jota com a esposa e os três filhos – Foto: X

Menos de 24 horas antes do acidente, ele e a esposa, Rute Cardoso, postaram o vídeo do dia do casamento, realizado em Portugal em 22 de junho. A postagem, inclusive, foi a última publicação de Jota. “Um dia que nunca esqueceremos”, escreveu o atleta ao compartilhar imagens da cerimônia de união do casal, horas antes de falecer. Cinco dias atrás, ambos divulgaram também uma foto do casamento com a mensagem: “Sim para sempre”.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Juntos desde a adolescência

Embora tenham se casado há menos de duas semanas, Diogo Jota e Rute Cardoso já viviam juntos há mais de dez anos e tinham três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses. Os dois ficaram noivos em junho de 2022, após namorarem por cerca de 9 anos.

Diogo Jota e Rute Cardoso - Foto: Reprodução

Diogo Jota e Rute Cardoso – Foto: Reprodução

Eles se conheceram quando eram adolescentes, durante o ensino médio, na cidade portuguesa de Porto, conforme informações do jornal britânico The Sun. Ao longo de mais de uma década juntos, a influenciadora acompanhou o jogador em cada etapa da carreira esportiva, desde o início no clube português Paços de Ferreira ao atual Liverpool.

Diogo Jota ao lado da esposa, Rute Cardoso, e o três filhos do casal durante a premiação da conquista do Liverpool da Premier League - Foto: Reprodução

Diogo Jota ao lado da esposa, Rute Cardoso, e o três filhos do casal durante a premiação da conquista do Liverpool da Premier League – Foto: Reprodução

Morte de Diogo Jota

Nesta manhã, autoridades da Espanha deram detalhes sobre o acidente. Segundo a Guarda Civil espanhola, o carro onde Jota, de 28 anos, e seu irmão, o também jogador de futebol André Felipe, do português Penafiel, de 26 anos, estavam saiu da pista após o pneu estourar.

Em comunicado, a guarda afirmou que o veículo trafegava pela A-52, rodovia nacional da Espanha, na altura da região de Sanabria. Durante uma ultrapassagem, um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o automóvel, que pegou fogo na sequência.

Ainda de acordo com as autoridades, os dois morreram no local. “Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incediou, e ambos os ocupantes morreram”, disse a Guarda Civil no comunicado.

Carreira de Diogo

Revelado pelas categorias de base do Paços de FerreiraDiogo José Teixeira da Silva, conhecido como Diogo Jota, chegou ao Porto na temporada 2016/17, emprestado pelo Atlético de Madrid, onde jamais chegou a jogar partidas oficiais.

Depois de uma boa temporada no gigante português, o ponta foi para o Wolverhampton, da Inglaterra. O bom desempenho nos Wolfes despertou o interesse do técnico Jürgen Klopp, que o levou para o Liverpool na temporada 2020/21.

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters

Pelos RedsJota conquistou a Premier League da temporada 2024/25, a primeira de sua carreira, tendo vencido anteriormente a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa em seus cinco anos no clube. No mês passado, ele havia conquistado pela segunda vez a Nations League, com a seleção portuguesa. Com a equipe nacional, Jota disputou 49 jogos e marcou 14 gols.

Nossos sentimentos à família de Diogo e André.