O jogador português Diogo Jota, atacante da Seleção de Portugal e do Liverpool, da Inglaterra, e seu irmão morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na Espanha. O acidente ocorreu nos arredores de Zamora, cidade no noroeste da Espanha, durante a madrugada pelo horário local (fim da noite de quarta-feira pelo horário de Brasília). A morte do atleta ocorre apenas 11 dias depois de se casar.
Diogo Jota com a esposa e os três filhos – Foto: X
Menos de 24 horas antes do acidente, ele e a esposa, Rute Cardoso, postaram o vídeo do dia do casamento, realizado em Portugal em 22 de junho. A postagem, inclusive, foi a última publicação de Jota. “Um dia que nunca esqueceremos”, escreveu o atleta ao compartilhar imagens da cerimônia de união do casal, horas antes de falecer. Cinco dias atrás, ambos divulgaram também uma foto do casamento com a mensagem: “Sim para sempre”.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Juntos desde a adolescência
Embora tenham se casado há menos de duas semanas, Diogo Jota e Rute Cardoso já viviam juntos há mais de dez anos e tinham três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses. Os dois ficaram noivos em junho de 2022, após namorarem por cerca de 9 anos.
Diogo Jota e Rute Cardoso – Foto: Reprodução
Eles se conheceram quando eram adolescentes, durante o ensino médio, na cidade portuguesa de Porto, conforme informações do jornal britânico The Sun. Ao longo de mais de uma década juntos, a influenciadora acompanhou o jogador em cada etapa da carreira esportiva, desde o início no clube português Paços de Ferreira ao atual Liverpool.

Diogo Jota ao lado da esposa, Rute Cardoso, e o três filhos do casal durante a premiação da conquista do Liverpool da Premier League – Foto: Reprodução
Morte de Diogo Jota
Nesta manhã, autoridades da Espanha deram detalhes sobre o acidente. Segundo a Guarda Civil espanhola, o carro onde Jota, de 28 anos, e seu irmão, o também jogador de futebol André Felipe, do português Penafiel, de 26 anos, estavam saiu da pista após o pneu estourar.
Em comunicado, a guarda afirmou que o veículo trafegava pela A-52, rodovia nacional da Espanha, na altura da região de Sanabria. Durante uma ultrapassagem, um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o automóvel, que pegou fogo na sequência.
Ainda de acordo com as autoridades, os dois morreram no local. “Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incediou, e ambos os ocupantes morreram”, disse a Guarda Civil no comunicado.
Carreira de Diogo
Revelado pelas categorias de base do Paços de Ferreira, Diogo José Teixeira da Silva, conhecido como Diogo Jota, chegou ao Porto na temporada 2016/17, emprestado pelo Atlético de Madrid, onde jamais chegou a jogar partidas oficiais.
Depois de uma boa temporada no gigante português, o ponta foi para o Wolverhampton, da Inglaterra. O bom desempenho nos Wolfes despertou o interesse do técnico Jürgen Klopp, que o levou para o Liverpool na temporada 2020/21.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/s/iawoMfQkKoTBB8LyI8aQ/2025-07-03t083611z-1027421989-rc27bdanyf5x-rtrmadp-3-soccer-liverpool-portuguese-diogo-jota.jpg)
O atacante português Diogo Jota em jogo contra o PSG pela Liga dos Campeões da Europa em 11 de março de 2025 — Foto: Jason Cairnduf/Reuters
Pelos Reds, Jota conquistou a Premier League da temporada 2024/25, a primeira de sua carreira, tendo vencido anteriormente a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa em seus cinco anos no clube. No mês passado, ele havia conquistado pela segunda vez a Nations League, com a seleção portuguesa. Com a equipe nacional, Jota disputou 49 jogos e marcou 14 gols.
Nossos sentimentos à família de Diogo e André.