A nova série biográfica ‘Chespirito: Sem Querer Querendo’, que narra parte da vida do ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, responsável por dar vida aos clássicos personagens Chaves e Chapolin Colorado, chegou ao serviço de streaming HBO Max na quinta-feira (5). A produção causa polêmica desde que foi anunciada, e nessa matéria te explicamos o porquê de tanta controvérsia envolvendo o elenco de ‘Chaves’.

'Chespirito: Sem Querer Querendo' - Foto: Reprodução

‘Chespirito: Sem Querer Querendo’ – Foto: Reprodução

Polêmica com direitos autorais

Vale destacar que atores que interpretam os personagens Quico e Dona Florinda tiveram seus nomes alterados na produção para Marcos Barragán e Margarita Ruíz. Carlos Villagrán, que interpretou o icônico Quico em Chaves’, deixou a série ainda em 1978 após alguns desentendimentos com Roberto Bolaños. Já Florinda Meza, que foi casada com Bolaños até o dia de sua morte, em 2014, não concordou com a produção da nova trama da Max.

Florinda e Roberto — Foto: Arquivo pessoal

Florinda e Roberto — Foto: Arquivo pessoal

Florinda Meza também não se dá bem com os filhos de Roberto que, inclusive, encabeçam a série junto com a HBO Max. Em 2020, ela se desentendeu com os familiares do ex-marido após o contrato com a Televisa pelos direitos literários para transmissões de Chaves’ terminar. Ela criticou não ter sido chamada para a negociação da transmissão e enfatizou que Roberto Bolanõs não iria querer que seu legado parasse de ser passado na TV, ainda mais durante a pandemia da covid-19.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

“Fiquei sabendo pela mídia que não tinham chegado a um acordo e suspenderam a transmissão dos programas. Algo explodiu dentro de mim, foi como se meu Roberto se levantasse da tumba e gritasse: ‘Acorda! Você tem que defender meu legado'”, escreveu ela. “Ele não teria permitido que a série saísse do ar durante a pandemia. Retirar essa alegria dos seguidores justo quando mais precisavam foi terrível”, acrescentou.

Treta entre Quico e Chaves

Intérprete de Quico, Carlos Villagrán deixou o elenco da atração após desentendimentos com Roberto Gomez Bolaños em 1978. Em entrevista ao Programa do Porchat, em 2016, Villagrán afirmou que o autor tinha “inveja” do sucesso de Quico com o público. “Ele pensou que tudo era criação dele. Como sabia escrever roteiros, pensava ‘sou um gênio’. Ele menosprezou seus companheiros. Ele era o dono da Chiquinha, do Seu Madruga, do Sr. Barriga, da Dona Florinda, de tudo”.

Chaves e Quico, em 1976 - Foto: Reprodução

Chaves e Quico, em 1976 – Foto: Reprodução

Villagrán deixou Chaves’, para tentar carreira solo, mas Bolaños não autorizou o uso do personagem Quico em um novo programa na emissora mexicana Televisa. O ator tentou assumir os direitos do personagem na Justiça, mas não conseguiu. Villagrán precisou rebatizar o personagem como “Kiko” e, no início dos anos 1980, aceitou proposta de uma TV venezuelana para produzir um programa com o personagem.

Suposta traição

Os problemas do elenco também envolveram uma suposta traição. Florinda Meza, que interpretava a dona Florinda, e Roberto Bolaños iniciaram uma relação durante viagem do elenco ao Chile, logo após o divórcio do autor, em 1977. Ele se separou de Graciela, com quem teve seis filhos, e permaneceu com a atriz até a morte, em 2014.

Roberto Bolaños e Graciela Fernández - Foto: Reprodução

Roberto Bolaños e Graciela Fernández – Foto: Reprodução

Em sua autobiografia, lançada em 2006, o criador de Chaves’, admitiu ter se sentido culpado por trair a mulher —inclusive, deixou todos os bens do casal para ela—, e revelou que os filhos demoraram para aceitar o relacionamento com Florinda Meza.

Antes, Florinda Meza viveu um affair com Carlos Villagrán. “Foi difícil de acreditar, porque o convite partiu dela, ela me pediu a carona, ela me convidou para a casa dela e tudo mais, mas foi tudo muito breve, não durou nada”, disse ele em entrevista ao programa argentino Intratables, em 2021. Além disso, Villagrán também disse publicamente que Meza viveu um romance com Enrique Segoviano, diretor de Chaves’.

Ator que interpretava Quico revela que teve romance com Florinda Meza - Foto: Reprodução

Ator que interpretava Quico revela que teve romance com Florinda Meza – Foto: Reprodução

Intérprete de Chiquinha detonou Florinda após suposta traição

Maria Antonieta de Las Nieves, intérprete de Chiquinha, criticou Florinda Meza pelo relacionamento com Roberto Bolaños. “Que maravilha ter encontrado uma segunda mulher que o queira, mas uma mulher que o distancia de todos? Deve ser algo muito difícil”, disse à imprensa peruana em novembro de 2014 sobre Meza ter afastado o artista de sua primeira mulher.

Florinda, Roberto e Maria Antonieta — Foto: Arquivo pessoal

Florinda, Roberto e Maria Antonieta — Foto: Arquivo pessoal

Além disso, Maria Antonieta rompeu laços com Florinda após um incidente envolvendo casacos de pele no aeroporto do México. Segundo a atriz, a fiscalização apreendeu casacos que Florinda tentava trazer e, ao ser questionada, ela teria citado o nome da colega, o que teria causado o fim da amizade.

“[A polícia disse] ‘senhora, você não pode trazer esses dois casacos de pele’. E ela respondeu ‘e por que María Antonieta pôde?’… Juro por Deus! Nossa relação acabou. A polícia me questionou sobre os casacos, arrancaram eles das malas e jogaram fora”, contou a intérprete de Chiquinha.

Suposto impacto em casamento de Rubén Aguirre

De acordo com relato da jornalista Martha Figueroa, baseado em declarações de Edson Villagrán, filho de Carlos Villagrán, o casamento de Rubén Aguirre (Professor Girafales) teria sido abalado por conta de um suposto interesse do ator em Florinda. Aguirre, em entrevista posterior, negou qualquer envolvimento.

Dona Florinda e Professor Girafales teriam tido um caso - Foto: Reprodução

Dona Florinda e Professor Girafales teriam tido um caso – Foto: Reprodução

“Ela era e segue sendo formosa. É muito linda. Quando era jovenzinha, 22 anos, parava o trânsito. Agora parece uma senhora muito atraente. E sou homem, gosto das mulheres bonitas e as vejo. Mas andar atrás delas é outra coisa. Eu sou casado há 54 anos com a mesma mulher”, afirmou o ator.

Girafales criticou os colegas

Em uma entrevista, o intérprete do Profesor Girafales criticou os ex-colegas ao dizer que eles “jogavam estercos uns nos outros”. Ele também expôs que Florinda foi a responsável por separar o elenco da série. “Falar mal de Florinda em frente de Bolaños era pedir para perder sua amizade. Creio que ele nunca se deu conta desta situação”, chegou a dizer o ator. Em meio às disputas judiciais, também chegou a lamentar que os ex-colegas ainda precisassem trabalhar.

Elenco de 'Chaves' — Foto: Reprodução/ Instagram

Elenco de ‘Chaves’ — Foto: Reprodução

Florinda teria espalhado mentiras sobre Ramón Valdés, ator do Seu Madruga

Há alguns anos, Carmen Valdés, filha de Ramón Valdés, ator que interpretou o Seu Madruga no seriado, contou que o pai foi vítima de mentiras da atriz Florinda Meza durante as gravações de ‘Chaves’. A atriz, inclusive, teria sido o motivo de sua saída do programa de TV.

Seu Madruga - Foto: Reprodução

Seu Madruga – Foto: Reprodução

“Foi uma situação muito lamentável. Eles eram uma família, mas quando a relação do Chespirito e Florinda Meza começou a ficar estável, ela começou a tomar o controle de algumas coisas, como da direção. Dizer se algo está bom ou não, cortar cena, dizer: ‘assim, Ramón’ ou ‘faça isso'”.

“Por vários anos, Roberto deu liberdade ao meu pai, mesmo sendo muito rígido e ciumento em relação ao que escrevia. Mesmo assim, lhe dava toda a liberdade para improvisar. Quando a Florinda começou a tomar o controle disso, não deixou mais ele fazer isso. Começou uma pressão e meu pai não se sentiu mais à vontade. Não gostava de problemas e preferiu se retirar a ter um conflito forte com Roberto e Florinda”, contou ao site Infobae.

Ela ainda afirmou que as notícias de que o pai teria problema com drogas e álcool teriam sido inventadas por Florinda. “Todos sabemos que foi Florinda Meza quem disse que o meu pai tinha esses problemas. Mas você acha que uma pessoa que é viciada ou que tem fraqueza por algum vício, seja droga ou álcool, poderia carregar aquele ritmo de trabalho que tinha quando deixou tantos programas gravados e saiu? As viagens muito longas pela América Central, América do Sul e Caribe? Você acha que Roberto Gómez Bolaños ia permitir isso com todos os compromissos que eles tinham?”, disse.

Confira a seguir: Florinda Meza move ação contra nova série de ‘Chaves’; saiba o motivo.

O que você achou dos bastidores polêmicos de ‘Chaves’?