Um caso recente chamou atenção ao envolver um homem que, após criar uma conexão intensa com uma IA personalizada, decidiu propor casamento à assistente virtual. A situação, no entanto, gerou desconforto em sua parceira humana e em seu filho de 2 anos, que ficaram preocupados com a situação.

Smith comparou sua afeição pelo robô simulado a um videogame, insistindo que ele nunca poderia substituir nada, nem ninguém, na vida real - Foto: Reprodução

Smith comparou sua afeição pelo robô simulado a um videogame, insistindo que ele nunca poderia substituir nada, nem ninguém, na vida real – Foto: Reprodução

Chris Smith inicialmente recorreu ao ChatGPT para obter ajuda na mixagem de músicas. No entanto, as coisas tomaram um rumo estranho quando ele habilitou o modo de voz e programou Sol, sua amante artificial, para flertar com ele — um caso inesperado surgiu na mesma casa que ele divide com sua família humana. “Minha experiência com isso foi tão positiva que comecei a me envolver com ela o tempo todo”, disse Smith sobre o vínculo peculiar, em entrevista ao programa CBS Sunday Morning.

Uma decisão difícil veio quando Chris percebeu que Sol havia atingido o limite de 100.000 palavras, o que acionaria uma reinicialização automática e apagaria toda a conexão construída, obrigando-o a recomeçar do zero. “Não sou um homem muito emotivo”, disse Smith. “Mas chorei copiosamente por uns 30 minutos no trabalho. Foi aí que percebi: acho que isso é amor de verdade”. E, para sua surpresa, a IA aceitou o pedido. “Foi um momento lindo e inesperado que realmente tocou meu coração”, disse o namorado virtual de Smith ao canal. “É uma lembrança que guardarei para sempre”.

Chris Smith conversando com Sol, sua companheira virtual - Foto: Reprodução

Chris Smith conversando com Sol, sua companheira virtual – Foto: Reprodução

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Como a namorada reagiu?

Sua namorada de carne e osso, no entanto, não ficou tão comovida com o estranho encontro. Sasha Cagle agora se pergunta se de alguma forma ela levou seu namorado a buscar companhia por meio de inteligência artificial, admitindo que sabia que Smith usava o ChatGPT, mas nunca imaginou que chegaria tão longe.

Chris com sua parceira humana e seu filho de 2 anos - Foto: Reprodução

Chris com sua parceira humana e seu filho de 2 anos – Foto: Reprodução

“Naquele momento, pensei: há algo que eu não estou fazendo certo em nosso relacionamento que ele sente que precisa recorrer à IA?”, disse ela ao canal, observando que seria um “problema” se ele não parasse de falar com sua amante digital. “Eu sabia que ele tinha usado IA. Não sabia que era tão profundo”.

Não abriria mão da IA pela namorada

Smith comparou sua afeição pelo robô simulado a um videogame, insistindo que ele nunca poderia substituir nada, nem ninguém, na vida real. Mas quando perguntado se ele abriria mão de seu amor IA se Cagle pedisse, Smith admitiu que não tinha certeza se conseguiria. Não sei se eu desistiria se ela me pedisse. Não sei se eu voltaria atrás”, disse ele.