A cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo, aos 50 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Em comunicado nas redes sociais, Gilberto Gil, pai de Preta, informou que ela morreu em Nova York, nos Estados Unidos, e que a família está cuidando dos trâmites para repatriação do corpo. Preta passou as últimas semanas nos EUA, onde buscava um tratamento experimental contra a doença.
Ver essa foto no Instagram
Diagnosticada em janeiro de 2023 com um adenocarcinoma no intestino, ela enfrentou quase dois anos de intensas batalhas, que incluíram cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia. Em determinado momento, chegou a anunciar a remissão do câncer, mas, em agosto de 2024, revelou que a doença havia retornado com metástases em diversas partes do corpo, incluindo linfonodos, ureter e peritônio.
Em maio de 2025, a artista viajou aos Estados Unidos em busca de novas possibilidades de tratamento. Foi atendida no Virginia Cancer Institute, em Washington, e posteriormente fez exames no renomado Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York. Amigos e familiares se revezaram na cidade americana para acompanhá-la, enquanto ela seguia compartilhando sua rotina nas redes sociais. Em uma das postagens, escreveu: “Mais uma dose”.
Ver essa foto no Instagram
Durante uma participação no programa “Domingão com Huck”, Preta falou sobre sua decisão de continuar o tratamento fora do Brasil. “Sou grata por passar por tudo isso podendo me tratar com dignidade. Entro em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos. Agora, minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou”, declarou na ocasião.
A forma transparente e corajosa como Preta Gil enfrentou a doença comoveu o Brasil. Ao receber o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2025, disse: “Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo”.
Ver essa foto no Instagram
Comunicado da família
Neste domingo (21), Gilberto Gil e sua esposa, Flora Gil, divulgaram um comunicado oficial nas redes sociais confirmando a perda da filha e pedindo respeito nesse momento de luto: “É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova York, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família.”
A família informou ainda que, em breve, serão divulgadas informações sobre as cerimônias de despedida da artista.
Ver essa foto no Instagram
Horas antes da morte de Preta Gil, Gominho fez homenagem à cantora
Poucas horas antes do falecimento de Preta Gil, Gominho fez uma emocionante homenagem à cantora em celebração ao Dia do Amigo. Em sua publicação, o influenciador expressou seu profundo carinho e admiração por ela: “Preta não é apenas minha amiga. Ela é minha mãe, minha irmã, minha família e uma inspiração para toda a vida! Conviver com @pretagil é caminhar ao lado de uma luz intensa que ilumina tudo ao redor! Abençoados são aqueles que se permitem ser tocados por essa força da natureza! Uma mulher-Deusa! Eu te amo com a pureza e a intensidade mais verdadeiras do meu coração e da minha alma!”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
Veja a seguir: Morre o “príncipe adormecido” da Arábia Saudita após 20 anos em coma; saiba quem ele era
Descanse em paz, Preta Gil.