Responsável por marcar a infância de maior parte dos brasileiros, Chaves (1973 – 1980) contou com mais de 300 episódios, totalizando sete temporadas. A série mexicana, produzida e estrelada por Roberto Gómez Bolaños chegou ao Brasil em 1984 pela SBT, integrando a grade fixa do canal. Muitos se perguntam, porém, como foi o final da série?

 'Chaves' - Foto: Reprodução

‘Chaves’ – Foto: Reprodução

Devido à estrutura da produção com episódios independentes, Chaves foi transmitido sem ordem cronológica por aqui — com algumas histórias sendo esquecidas e outras repetidas até demais. O que muitos não sabem, é que o último episódio da série não tem um ar de encerramento, diferente de alguns dos favoritos dos fãs, como Acapulco’ (1977) e Festival da Boa Vizinhança’ (1976).

Por este motivo, A Máquina de Lavar’, também conhecido como ‘Antes um Tanque Funcionando que uma Lavadora Encrencada’, foi reproduzido logo no primeiro ano da série no canal brasileiro. Com um enredo aparentemente simples, o episódio que marca o fim da série ficou “camuflado” entre outros capítulos comuns da produção.

O que acontece no último episódio de Chaves?

A trama apresenta a chegada revolucionária da máquina de lavar de Dona Florinda na Vila do Chaves. No entanto, a máquina acabou trazendo mais problemas do que vantagens, visto que despertou a curiosidade dos outros moradores — incluindo do próprio Chaves.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

O jovem que morava no barril conseguiu a artimanha de encher a casa de Dona Florinda com espuma e acabou molhando o chapéu do Professor Girafales. Ele tenta resolver a situação usando o modo “Seca Rápido” da máquina, mas acabou transformando o chapéu do pretendente de Dona Florinda em uma verdadeira panqueca.

Um dos fatores que demonstram que o episódio foi gravado no fim do seriado de TV, é o seu elenco defasado — visto que a produção já estava em declínio. O último episódio não conta com a participação de Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga), por desavenças com Roberto Gómez (Chaves).

Após ‘Antes um Tanque Funcionando que uma Lavadora Encrencada’ ir ao ar em 1980, o projeto deixou a grade fixa da Televisa, emissora original do seriado. Os personagens restantes seguiram apenas como um quadro do programa Chespirito, que foi chamado de Clube do Chaves no Brasil.

Chaves se tornou um quadro do programa Chespirito

Apesar de o episódio ‘Antes um Tanque Funcionando que uma Lavadora Encrencada’ ser considerado o encerramento de Chaves, antes que Roberto Gómez Bolaños se dedicasse ao programa Chespirito, o seriado continuou como um quadro da atração até o início da década de 90 e teve alguns outros episódios exibidos, sendo alguns remakes e outros com historinhas que se passavam apenas na escola e tinham temas específicos, como prevenção de acidentes e higiene.

Foi nessa época que Chaves chegou ao fim. O último episódio do seriado foi ‘Aula de Inglês’, cuja última cena mostra o Professor Girafales (Rubén Aguirre – 1934-2016) decepcionado após perceber que o protagonista não entendeu nada sobre o conceito de “teacher” e o chamou de “professora” somente porque ele disse que, em inglês, a palavra pode ser usada para os dois gêneros.

O episódio, que foi ao ar em 1992, não teve nenhum encerramento especial nem nada que o diferenciasse de outros capítulos da trama. Depois que a série foi finalizada, alguns atores disseram que o programa acabou de maneira abrupta por vontade de Bolaños, o que fez com que os artistas chegassem a se voltar contra o autor, mas depois entenderam que tudo se deu pela dificuldade que ele sentia de seguir dando vida à uma criança. Já o programa Chespirito, terminou três anos depois, em 1995.

Confira a seguir: ‘Chaves’: Conheça a verdade por trás dos bastidores polêmicos da série.

O que você achou do último episódio de Chaves?