Gilberto Gil concedeu sua primeira entrevista após a morte da filha, Preta Gil, que faleceu aos 50 anos, em 20 de julho, vítima de um câncer no intestino contra o qual lutava há dois anos e meio. Nos últimos meses, a cantora estava nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental. Durante a conversa, o músico foi questionado se, antes da partida, teve uma última conversa com a filha, já consciente de que seria a derradeira. “Não, sabendo que era a última conversa não. Porque o mistério da vida continuava tão intenso quanto o mistério da morte”, respondeu emocionado.
“O mistério da vida continuava tão intenso quanto o mistério da morte.”
Gilberto Gil revela que não teve uma última conversa com Preta, pois os diálogos entre eles eram sempre sobre ela, amigo família e sobre o mundo. #Fantástico pic.twitter.com/LzXTPMXvTT
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 10, 2025
Gil relembrou o período final de tratamento de Preta, marcado por sua determinação. “Essa luta intensa pela vida nos comovia e nos chamava à responsabilidade. Ela resolveu ir com empenho e amor à vida… Então, esses últimos tempos foram de acompanhá-la e cercá-la do maior conforto possível.” O cantor também recordou a última apresentação da filha, em abril deste ano, quando cantaram juntos Drão, música feita para a mãe de Preta. “Foi a última vez que ela esteve no palco… Essa saúde espiritual estava muito forte na vida dela”, disse, visivelmente tocado.
Ver essa foto no Instagram
No velório, realizado em 25 de julho, Gil destacou o apoio recebido: “Tem um lado de bálsamo, algo que conforta um pouco. Ajuda a resistir à dor e ao sofrimento da perda.”
O artista lembrou que esta não foi a primeira vez que perdeu um filho. Em 1990, Pedro, de 19 anos, morreu em um acidente de carro. “Às vezes, os velhos têm a impressão de que os filhos vão enterrá-los. Mas às vezes, não. Na época, me pronunciei muito enfaticamente. Com Preta, tivemos tempo para, de certa forma, nos acostumarmos com a ideia, já que o diagnóstico era muito duro e as expectativas de cura, pequenas.”
#1
Gilberto Gil fala sobre a chegada das cinzas de Preta Gil e revela que a família ainda está refletindo sobre como tudo será conduzido #Fantástico pic.twitter.com/ccuYJXZ7AT
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 10, 2025
#2
“A morte faz parte da vida e a gente segue, né?”
Gilberto Gil fala sobre a dor da perda dos filhos em entrevista ao #Fantástico pic.twitter.com/646WMzyLz0
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 10, 2025
Falando sobre o legado da filha, Gil destacou: “Ela viveu uma vida que nos ensina muita coisa. Nos indica direções, escolhas, valores a cultivar. Era entusiasta da ideia de viver para que a vida seja melhor, para ela e para todos. É o que fica dela, além da saudade.” Sob o olhar de pai, ele definiu Preta como a “mais espevitada” entre os filhos. “Era uma menina incrível. Pretinha”, disse.
E concluiu: “Estamos naturalmente tristes, ainda tendo que nos acostumar com a falta. Ela era muito cheia de vida, intensa no afeto, mas já vinha com um sofrimento prolongado.” Confira a entrevista completa:
Veja a seguir: Arlindinho revela desejo de Arlindo Cruz por despedida com cerveja, churrasco e samba
O que achou da entrevista condecida por Gilberto Gil?