Investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) apontam que o influenciador Hytalo Santos pagava aluguel de casas, dava celulares caros e financiava a mensalidade de colégios de familiares dos menores que eram mostrados nas redes sociais dele.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/t/aPB4dRTEqK3icId03yUA/hytalo-santos.jpg)
Hytalo Santos é influenciador e Ministério Público (MPPB) investiga denúncia anterior a fala de Felca contra ele — Foto: Instagram
Entenda
João Arlindo Côrrea, um dos promotores do caso, apontou que a investigação segue a linha de um possível esquema de benefícios para familiares dos adolescentes. O MP tenta esclarecer a possibilidade de que ele recebia, em troca, a emancipação dos adolescentes que participavam nos vídeos publicados nas redes sociais. A conta de Hytalo Santos no Instagram está fora do ar desde sexta-feira (8), pouco tempo após ele ser denunciado pelo youtuber Felca por suposta exploração de menores de idade em conteúdos online.
Familiares de adolescentes estão envolvidos nos conteúdos
Ao todo, 17 adolescentes estão envolvidos nos conteúdos de Hytalo Santos e todos eles possuem a autorização citada. A emancipação concede a um menor de idade capacidade civil plena como se fosse maior de idade, o que possibilita assinatura de contratos e vendas de bens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/k/B/XaN0rSRAm4XSUHlIcYjA/hyt6.jpg)
Hytalo Santos e suas ‘filhas’ — Foto: rep/ instagram
Os pais dos adolescentes também estão sendo investigados. A promotoria aponta que eles podem ter se omitido na proteção dos filhos, além de serem responsáveis pela exposição indevida e nos danos causados aos menores.
Em entrevista ao g1, o promotor João Arlindo Côrrea detalhou que o caso envolve a suspeita de um esquema em que esses benefícios seriam dados em troca da emancipação dos adolescentes, permitindo que eles aparecessem legalmente nos conteúdos.
“O que ele fazia não necessariamente era em relação à criança. ‘Olha, o senhor emancipa o adolescente que eu vou custear o colégio da pessoa, etc’, não. Mas, por exemplo, há informes de que ele dava iPhones, alugava casa (para os familiares)…”, afirmou.
Denúncias contra Hytalo Santos
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) apura outras denúncias por exploração de menores contra o influenciador paraibano Hytalo Santos desde 2024. Promotores das cidades de Bayeux e de João Pessoa investigam o influencer.
Hytalo Santos publica vídeos de menores em cenas de ‘namoro’ e danças de teor sexual desde 2020
A maior parte dos vídeos dele no YouTube mostra menores de idade, que ele chama de “Turma do Hytalo”. Entre as cenas mais comuns estão as de danças de teor sexual, adolescentes se beijando e falando sobre namoros, “traições” e “crushes”. Em suas redes sociais, Hytalo Santos diz que “minha casa vive cheia, e minha família não é perfeita!”. Ele posta vídeos de dancinhas com meninas a quem ele chama de “filhas” e meninos a quem ele chama de “genros”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2023/K/k/KTImpLQjun4ZP3mQJYJg/hytalo5.jpg)
Hytalo Santos e seus “filhos” — Foto: rep/ instagram
Também há vídeos em que Hytalo faz perguntas a menores de idade como “já pegou mais de quatro na balada?” e “já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Ele também pede para ver imagens dos “contatinhos” das adolescentes no WhatsApp.
Antes de se tornar famoso, Hytalo morava em Cajazeiras, no sertão da Paraíba, cidade com pouco mais de 62 mil habitantes. Ele chegou a cursar Letras e Pedagogia, mas largou as duas graduações para investir na carreira de dançarino — decisão revelada em 2023, durante entrevista ao podcast PodDelas.
Confira a seguir: Deputado pede prisão preventiva de Hytalo Santos em meio a polêmica; saiba mais.
Você está acompanhando essa polêmica?