Intérprete da personagem Raquel na novela ‘Vale Tudo’, Taís Araújo tem, assim como parte do público da trama, críticas ao enredo exibido nas últimas semanas. A artista comentou, pela primeira vez, sobre o retorno de Raquel à venda de sanduíches na praia e disse sentir “frustração e tristeza” com a mudança.

Taís Araújo vive a protagonista em ‘Vale Tudo’ – Foto: Globo
“Este momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente”, disse ela em entrevista à revista Quem. Recentemente, espectadores da novela comentaram nas redes sociais sobre a escolha da autora, Manuela Dias, de alterar os caminhos da protagonista. Para muitos, o retorno de Raquel à pobreza era desnecessário.
Mudanças no enredo
Ao longo dos capítulos de ‘Vale Tudo’, Raquel chegou a ganhar R$ 1 milhão em um reality show e firmou parceria com Celina, interpretada por Malu Galli, para montar a Paladar, uma empresa de catering. Entretanto, viu o empreendimento ruir após Odete Roitman (Débora Bloch), a vilã da novela, descobrir o negócio entre as duas.

Raquel e Poliana perderam tudo após Celina vender Paladar para Odete – Foto: Globo
Agora pobre, cheia de dívidas de empréstimos feitos para começar a Paladar, a personagem voltou à praia para vender sanduíches. No capítulo de quarta-feira (27), por exemplo, encontrou Heleninha (Paolla Oliveira) e Celina enquanto transitava pela orla.
“Esperava que o caminho fosse outro”
Surpresa com o rumo de Raquel, Taís Araújo contou na entrevista que tinha a esperança de que o caminho da personagem fosse outro. “Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente’. Aí eu entendi e também falei: ‘OK, mas ela está escrevendo uma parte da história’. Vamos embora fazer”, disse.

Raquel (Taís Araújo) começou a novela vendendo sanduíche na praia e voltou ao local após levar um golpe na própria empresa – Foto: Globo
A atriz também contou ter acreditado que a narrativa de Raquel seria “a cara do Brasil”, mostrando uma ascensão social pelo trabalho e uma representação da mulher negra na teledramaturgia brasileira. “Quando vejo que isso não aconteceu, como uma artista que quer contar uma nova narrativa de país, e a dramaturgia proporciona isso, confesso que fico triste e frustrada”, continuou.
Segundo ela, a narrativa de ascensão para espectadores negros é “urgente” e poderia ser perfeita no contexto da personagem. “Acho que a Raquel tinha todas as possibilidades da gente contar essa nova narrativa dessa mulher. E quando li, pensei: ‘Ai, meu Deus, não vai ter? Não, não vai ter’. Tenho que lidar com a realidade que me cabe, que é a de uma intérprete, de uma personagem, que não é escrita por mim”, lamentou.
Espera uma melhora
Taís explicou que tem acompanhado os comentários feitos pelos espectadores sobre a trama nas redes sociais. A atriz contou que tem escutado, além de ler e entender, as frustrações do público. “Gostaria muito mesmo que a batalha que ela tivesse, o conflito em si, fosse de outra ordem. Conflitos éticos com Odete, por exemplo. E aí quando não tem, a gente tem que lidar com o que tem. E o que tem é isso”, apontou.
Na conversa com a Quem, Taís revelou que está a 12 capítulos de finalizar as gravações da novela e ainda enxerga Raquel de forma positiva. “Raquel é um exemplo de mulher. Ela é um exemplo para mim. Sempre vou deixá-la absolutamente humana e ainda falta novela aí. Torço para que ela consiga reverter a situação”.
A atriz também aponta um caminho positivo para a personagem. “Espero realmente que a vida devolva a ela o que ela dá para a vida. Porque aí a gente vai ter uma narrativa que é muito interessante. Aí a gente vai ter uma narrativa que acho ser uma narrativa contemporânea”, garantiu.
A entrevista bombástica da Taís sobre o roteiro racista de Vale Tudo em video. A frustração dela é latente, dá pra sentir na voz. pic.twitter.com/SIXpypc5aF
— jupa (@whoisjupa) August 28, 2025
Internautas repercutiram entrevista
Taís Araújo foi grandona, e com muita classe e inteligência. Deu uma chinelada sem descer do salto. Inteligente, dona das palavras e mostrando todo o seu sentimento em relação aos rumos de Raquel em Vale Tudo. Sincera, sem medo, como tem que ser.
— Lucas Pasin (@lucaspasin) August 28, 2025
Nessa altura da vida, com tanta consagração tendo q passar por isso é muito desgastante. Ela é muito profissional.
— Eliézer Vidal (@eliezervidal) August 28, 2025
Acabou com a raça da Manuela, se emocionou e ainda saiu por cima como a mulher elegante que ela é.
Quando esse remake acabar, não assisto mais nada dessa autora. Estamos em 2025, o movimento deveria ser de evolução, e não de retrocesso. @taisdeverdade você é gigante!
— caju (@umfilhodecazuza) August 28, 2025
Depois dessa a Manoela vai matar a Raquel em um arrastão em Copacabana.
— Tiago Mota (@TiMoSmota) August 28, 2025
A carreira da Tais tá tão consolidada que ela praticamente jogou a toalha e admitiu que a novela tá ruim mesmo pic.twitter.com/hdgHsJGKJc
— Vitinho (@maxmoralek) August 28, 2025
A maior de sua geração. Sabe do seu tamanho e é consciente com tudo ao seu redor. https://t.co/KrlnHJ7dzX
— Gabriel Vaquer (@bielvaquer) August 28, 2025
Acordamos hoje com a entrevista de Tais Araújo repercutindo pela internet inteira.
O fato é que Manuela Dias NÃO teve cuidado com seus personagens pretos. O que ela fez com Jéssica Ellen em #Justiça já foi horroroso, mas a galera pegou a síndrome da “ótima fotografia” e muitas…
— Henrique Haddefinir (@Haddefinir) August 28, 2025
Confira a seguir: [VÍDEO] Wanessa detalha confusão com Dado Dolabella e fala de romance com Allan Souza; assista.
O que você achou do relato de Taís Araújo?