A influenciadora Bel Peres, conhecida desde a infância pelo canal “Bel Para Meninas”, voltou ao centro das discussões nas redes sociais após ser citada em um vídeo do youtuber Felca sobre a “adultização” de crianças na internet. Hoje com 18 anos, ela utilizou seu perfil no TikTok para responder às acusações e defender seus pais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/O/E/1jfkVdSBOdVs0AKzjwQA/design-sem-nome-88-.jpg)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O vídeo de Felca e a repercussão nas redes
Na gravação, Felca comentou sobre a trajetória de Bel e exibiu antigos trechos do canal, que já chegou a ter 14 milhões de inscritos antes de ser deletado. O criador de conteúdo relembrou a mobilização de internautas que pediam a retirada do canal da plataforma:
“Vocês conhecem a Bel para Meninas? [O canal] era protagonizado pela mãe da Bel e a Bel, na ocasião, uma criança. A busca pelo engajamento extrapolava a normalidade e surgiu um movimento de pessoas querendo proteger a Bel e derrubar o canal. Esse foi um dos maiores casos que já rolaram na internet sobre esse assunto”, afirmou.
Entre os exemplos mostrados, Felca destacou o “smooth challenge”, em que Bel, ainda com menos de 12 anos, demonstrava enjoo durante a gravação: “É assustador. Dá um sentimento ruim ver a Bel ser aparentemente forçada a fazer essas coisas”, disse.
felca comenta o caso da bel para meninas pic.twitter.com/3GWUmPFgq5
— out of context felca #seita (@outcontextfelca) August 9, 2025
Leia também: Dado Dolabella é condenado a prisão por agredir ex-namorada, diz jornalista
A resposta de Bel: “Eu não sei até onde essa perseguição vai continuar”
A influenciadora não deixou a polêmica passar em branco e rebateu diretamente as críticas. Segundo Bel, as acusações contra sua família não condizem com a realidade: “Eu não sei até onde essa perseguição vai continuar, porque todas as meninas da minha idade, que tinham canal naquela época, elas ainda têm canal, elas postam e ninguém taca hate”, afirmou.
Ela também comentou sobre sua exposição em vídeos e as críticas que recebe até hoje: “Ai, você viu que você apareceu no vídeo do Felca? Gente eu não pago internet para me ver! É um pouco fora de moda em 2025 você achar que a Bel para Meninas, aquela que estava com duas mochilas na mão, que juntando dava um salário mínimo, estava sendo mal tratada. Aquela que estava no mar se ‘afogando’, mas ela também tem um pai que é salva-vidas e estava com ela lá”.
Conselho Tutelar e acusações da época
Bel minimizou a visita do Conselho Tutelar durante as polêmicas envolvendo seu canal. Para ela, a situação foi tratada de forma exagerada: “‘Não, Bel, mas se não fosse verdade o Conselho Tutelar não ia na sua casa’. Gente, tem criança vendendo bala na rua e o Conselho Tutelar não vai lá. Eles estavam muito ocupados protegendo uma menina super privilegiada, com a família maravilhosa, tudo em dia, notas boas”.
Apoio da família e carreira na internet
Bel reforçou que a base familiar foi essencial para o início de sua trajetória no YouTube e destacou que não se arrepende de ter começado cedo: “Se não tivessem me apoiado na carreira da internet, hoje em dia eu ia ser uma desempregada sem vocação. […] Começar lá no início foi a melhor coisa, e eu não trocaria por nada”. Ela ainda criticou a imprensa e o sistema judiciário brasileiro, afirmando que o contexto real de sua história foi ignorado.
O “smooth challenge” e as comparações com atores mirins
A influenciadora também comentou sobre o vídeo do “smooth challenge”, citado por Felca como exemplo de possível abuso de exposição: “O que tem de mais nisso, gente? Eu tô viva! Eu sou fresca, mesmo”, disse.
Em seguida, ela comparou sua trajetória com a de crianças que atuam profissionalmente na TV e no cinema: “Tem muita criança que é atriz mirim, que trabalha no meio artístico e vai ter gente falando, opinando coisa ruim o tempo todo. O negócio é você trabalhar o seu psicológico, mas você não pode se privar de fazer o seu trabalho por coisas que vão falar”.
“Eu tive uma infância muito boa”
Encerrando sua resposta, Bel ressaltou que sua infância não foi marcada por traumas relacionados à internet e que mantém os mesmos sonhos de quando começou no YouTube: “O mesmo desejo que eu tinha com dois anos de idade é o mesmo que eu tenho agora com 18. […] A internet me proporcionou muitas coisas boas. […]”.
“Eu tive uma infância muito, muito boa. Óbvio que não foi algo legal a fake news, mas vocês têm que entender que eu teria outros tipos de trauma, todo mundo tem, a vida não é perfeita. E quem falhou comigo não foram os meus pais”.
🚨VEJA: Bel Peres (ex Bel Para Meninas), gravou um vídeo rebatendo Felca que citou ela no vídeo sobre adultização.
— CHOQUEI (@choquei) August 8, 2025
Canal de 14 milhões de inscritos é derrubado
O canal “Bel Para Meninas”, que chegou a reunir mais de 14 milhões de inscritos e marcar a infância de uma geração de espectadores no YouTube, foi removido da plataforma após as recentes denúncias de Felca.
Confira:
@xiii_famosos 🚨AGORA: O influenciador Felca recentemente publicou em suas redes sociais um vídeo abordando o tema da adultização de menores. Durante o conteúdo, ele relembrou o caso do canal Bel Para Meninas, que anos atrás ganhou grande repercussão em todo o Brasil justamente por levantar debates sobre a exposição de crianças na internet. Com a nova repercussão após o vídeo de Felca, o caso voltou a chamar atenção e gerar discussões nas redes sociais. Como consequência, o canal Bel Para Meninas, que contava com milhões de inscritos no YouTube, foi excluído da plataforma na data de hoje Quinta feira (28/08/2025). A exclusão reacende o debate sobre os limites da exposição infantil nas redes sociais e a responsabilidade das plataformas e responsáveis em garantir um ambiente seguro para menores. #adultizaçãoinfantil #felca #bel #desabafo ♬ som original – Xiii_Famosos
O que você achou dessa notícia? Comente.