A família do autor Manoel Carlos entrou na Justiça contra a Globo alegando falta de transparência da emissora em relação aos pagamentos por direitos autorais da obra dele, que tem 92 anos. Segundo a Folha de S. Paulo, o caso ocorre na 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Manoel Carlos – Foto: VEJA
Conforme documentos obtidos pela coluna de Gabriel Vaquer, a ação teve início na segunda-feira (8), e foi movida pela produtora Boa Palavra, criada pela atriz Julia Almeida, filha de Manoel. A produtora é responsável por administrar o legado do escritor e autorizar novos projetos que envolvam sua obra.
No processo, a Boa Palavra aponta que a Globo não tem prestado conta do que paga das produções feitas pelo autor. A família explicou que recebe por reprises, licenciamento de vendas para o exterior e sobre possíveis remakes de novelas que estejam no planejamento do canal.
“Para surpresa e decepção da Boa Palavra, a Requerida (Globo), até a presente data, não presta contas corretamente, mas apenas informa os valores pagos por cada obra. Os sucintos relatórios disponibilizados pela Requerida não fornecem nenhum elemento que permita à Boa Palavra verificar como foram calculados os valores pagos”, apontou o documento.
Tentativas da família
Conforme a família de Maneco, houve dezenas de tentativas para esclarecer a situação com a emissora. No entanto, a produtora não obteve resposta e, por esta razão, levou o caso à Justiça. A empresa também pretende fazer outro pedido, caso os valores estejam irregulares.
“Pelos fatos e razões acima expostos, a Boa Palavra interpela a Requerida (Globo) para que preste conta dos pagamentos efetuados desde 2015 até a presente data, informando todos e cada um dos pagamentos detalhados”, concluiu a ação.
Segundo a coluna, foram citadas no processo, a reprise de ‘História de Amor’ (1995), cuja exibição termina nesta semana, e o remake da novela ‘Páginas da Vida’ (2006), que será feito por uma TV de Portugal com autorização da Globo.
A relação entre a família de Manoel Carlos e a emissora também não estaria boa há algum tempo. O que teria circulado nos bastidores é a queixa de que o canal não valorizou o autor no final de sua carreira, na década passada. Ao todo, Manoel escreveu 16 obras durante sua trajetória na Globo, entre 1978 e 1983, e 1991 e 2015.
Confira a seguir: Assim como Bruna Biancardi, Andressa Suita teria se incomodado com ligação de Virginia para Gusttavo Lima.
O que você achou dessa notícia?