Durante participação no programa Altas Horas, da TV Globo, o cantor Toni Garrido comentou sobre a recente alteração na letra da música “Girassol, um dos maiores sucessos do grupo Cidade Negra. A mudança, feita 25 anos após o lançamento da canção, gerou grande repercussão nas redes sociais. Na versão original, o trecho dizia: “Pra ser homem, tem que ter a grandeza de um menino.” Agora, Toni substituiu por: “Pra ser homem, tem que ter a grandeza de uma menina, de uma mulher.”
O vocalista explicou que decidiu alterar a letra por considerar que o verso anterior refletia uma visão machista. “Depois de 25 anos, um dia bateu uma ficha aqui, e eu falei: ‘Hétero machista top, horrível'”, declarou no programa, arrancando risadas da plateia.
🚨VEJA: O cantor Toni Garrido, da banda Cidade Negra, surpreendeu o público ao anunciar mudança na letra de “Girassol” um dos maiores sucessos do grupo. pic.twitter.com/mkrwm2oTxJ
— CHOQUEI (@choquei) October 5, 2025
A mudança dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto alguns fãs apoiaram a nova versão, outros questionaram a necessidade da alteração. “ué mas era poético,pq se referia a inocência de um menino,a força que temos quando criança,tentou lacrar e passou vergonha”, dizia um usuário do X; “Em outras palavras, ele trocou a poesia pela militância. E a obra, que antes falava à alma, agora fala à bolha”, afirmou outro; “meu Deus… ele não conseguiu interpretar direito a letra da própria música kkkkkk era sobre maturidade, não sobre gênero”, declarou um terceiro.
#1

Reprodução/ X
#2

Reprodução/ X
#3

Reprodução/ X
#4

Reprodução/ X
#5

Reprodução/ X
Toni se pronuncia nas redes
Diante da repercussão, o cantor publicou um vídeo em suas redes sociais para esclarecer a polêmica. “Gente, que curioso a polarização das palavras. De uma coisa tão simples, a gente vê uma discussão enorme por causa da semântica, do entendimento delas”, iniciou. Ele destacou que não há problema algum em quem quiser continuar cantando a letra original, reforçando que a arte deve ser livre. “As pessoas podem cantar como quiserem. Elas conhecem a música de um jeito e eu fico feliz que gostem assim. Quem sou eu pra dizer que você não pode cantar do jeito que quiser? A arte é livre”, afirmou.
Uma homenagem às mulheres
Toni explicou que a mudança foi pensada como uma homenagem às mulheres. “Na minha brincadeira amorosa, eu queria homenagear as mulheres. Todo grande homem tem a grandeza de um pai e de uma mãe — e, poeticamente, também de um menino”, disse. O cantor completou que o novo verso simboliza a importância do elemento feminino na formação de todo ser humano. “Eu queria muito dizer que todo grande homem tem, por trás, ao lado ou à frente, uma grande mulher. É ela quem dá sensibilidade, equilíbrio e amor. É só isso. Fiquem em paz e com muito amor no coração!”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Veja a seguir: Vídeo Show: O fim de uma era nas tardes da Globo
O que achou da mudança na letra e a fala de Toni Garrido?