Um burro que desapareceu há cinco anos na Califórnia foi reencontrado em uma situação surpreendente: vivendo entre uma manada de veados selvagens.

Diesel and Dave Drewry

Foto: CNN/Reprodução

Diesel, o animal em questão, fugiu durante um passeio em 2019, após se assustar com algo no meio da trilha, nas montanhas próximas a Sacramento. Seus donos, Dave e Terrie Drewry, procuraram incansavelmente por semanas, mas não encontraram nenhum sinal concreto do animal. As buscas se estenderam por toda a região de Cache Creek, uma área selvagem e de difícil acesso, sem sucesso.

Diesel, right, as seen in 2018 -- the year before he got spooked and ran off.

Foto: CNN/Reprodução

“Ele não é agressivo, é um amor. Mas naquele momento, estava apavorado”, disse Terrie, em entrevista pouco depois do desaparecimento. A família acreditava que Diesel não teria sobrevivido.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Cinco anos depois, em março deste ano, o triatleta e caçador Max Fennell fazia uma expedição pela região quando se deparou com uma cena curiosa: uma manada de alces se movendo em grupo — e, entre eles, um burro caminhando com naturalidade. Intrigado, ele gravou a cena e publicou o vídeo nas redes sociais.

As imagens mostram os animais parados, observando Fennell à distância. Em seguida, o burro parece dar o sinal de que está tudo bem e começa a andar. Imediatamente, os alces o seguem, como se ele fosse o líder do grupo.

Terrie e Dave, ao verem o vídeo, não tiveram dúvidas: aquele era Diesel. “Foi um alívio enorme. Finalmente sabemos que ele está bem, feliz e saudável. Está vivendo sua melhor vida”, contou Terrie emocionada.

Diesel foi adotado anos atrás pelo casal por meio do Bureau of Land Management, e vivia tranquilamente em seu rancho junto a galinhas, uma lhama e outro burro miniatura. Apesar de a família sentir saudades, eles decidiram não tentar capturá-lo novamente. “Ele se adaptou, encontrou um novo lar. Agora é realmente um burro selvagem”, disse Terrie.

Os especialistas explicam que burros têm um forte instinto protetor e podem defender outros animais de predadores, o que talvez explique sua integração com a manada. Acredita-se que Diesel tenha assumido o papel de guardião — e, ao que tudo indica, está perfeitamente à vontade nessa nova vida livre.

Categorized in:

Sem categoria,