As mosquinhas-de-banheiro são bastante inconvenientes e consideradas por alguns as “fiscais de banho”. Apesar de não oferecerem riscos à saúde humana, eles transmitem um ar de falta de higiene, afinal, é meio desconfortável tomar banho em um local cheio de insetos.
De cor preta, cinza ou marrom, essas mosquitinhos têm o corpo coberto por cerdas com aparência de pelo, medem cerca de três milímetros de comprimento e pesam poucos miligramas. O biólogo Marco Gottschalk explica que, apesar de chamarmos de mosca, esses insetos fazem parte de outra família, composta de mais de 2500 espécies e, a maioria, vive na mata.
Leia também: Escritor da Marvel revela que próximo Homem-Aranha será homossexual e afeminado
Então, por que esses insetos gostam tanto do banheiro? Na verdade, eles são atraídos pela umidade e odores desse espaço. “De uma forma geral, esses insetos são mais comuns em ambientes úmidos. No caso das mosquinhas de banheiro, as larvas são aquáticas e normalmente habitam os ralos, onde há acúmulo de matéria orgânica”, começou.
“As mosquinhas do banheiro são comumente atraídas pelo odor exalado dos banheiros, como o cheiro de urina, por exemplo. Esse odor indica a presença de matéria orgânica e umidade, importantes para o desenvolvimento das larvas”, complementou.
Leia também: Cadela nada por dois dias para reencontrar os donos depois de cair de barco
De acordo com o biólogo, as moscas são comuns e numerosas pois sua reprodução é muito rápida e, uma única fêmea fecundada, pode depositar até centenas de ovos. “Por sorte, uma limpeza semanal no banheiro é o suficiente para eliminar as larvas e evitar que as populações aumentem”, finalizou.
E você? Anda sendo observado pelas moscas no banho?