Nosso planeta desde muito tempo passa por grandes eras de aquecimento e depois resfriamento. Essa oscilação é cíclica e natural, porém depois das grandes revoluções industriais nosso planeta, graças às emissões exageradas de gás carbônico (CO2), passou a ficar bem mais exposta aos raios solares, agravando o efeito estufa.
Como a terra tem caminhado para um novo aquecimento, muitas áreas estão sendo seriamente afetadas, como as cidades que foram desenvolvidas na mesma altitude do mar ou até mesmo, abaixo do nível dele. O aquecimento gera o derretimento das calotas de gelo encontradas nos polos e também os gelos que estão nos topos das grandes montanhas, levando ao aumento do nível das águas oceânicas.
O degelo de geleiras que se encontra entre a Itália e a Suíça redesenhou os limites entre os dois países, gerando disputa de terras. A fronteira entre estes dois países é determinada pelo fluxo da água advinda deste degelo, no qual a água escoa de um país para o outro. O recuo da geleira Theodul levou a bacia a se deslocar em direção do Rifugio Guide del Matterhorn (Suíça), paralelo ao pico Testa Grigia (Suiça). Atletas e turistas que visitaram a região dos Alpes ao verem os cardápios escritos em italiano, mas com preços em euros em vez dos francos suíços, questionaram “afinal, estamos na Itália ou na Suíça?”
Veja também: Timor-Leste: um paraíso no sudeste asiático que fala português
Esta pergunta foi alvo de negociações diplomáticas que tiveram início no ano de 2018 e foram concluídas ainda no ano passado (2021), porém o resultado deste acordo ainda está em sigilo.
E aí, já conhece a Suíça ou a Itália? Tem vontade de conhecer? Conta aqui pra gente.