Já imaginou viver num lugar que diariamente recebe ondas gigantescas? Pois bem, em Saint Malo, na França, principalmente durante a maré alta, as ondas chegam a atingir andares mais altos dos prédios da orla, tendo em média 6 metros de altura. A explicação para este fenômeno são os chamados “pontos anfidrômicos”, onde a variação vertical da água é anulada e aumenta com a distância e fatores como profundidade da plataforma continental e o formato dos canais e estuários são determinantes para este fenômeno. Ou seja, quando mais distante for o ponto anfidrômico, mais alta será a maré.
Veja também: Derretimento das geleiras marca limites entre a Itália e Suíça
Embora a costa da cidade receba a incidência de ondas gigantescas, há um planejamento urbano para a construção e desenvolvimento da arquitetura local. Caroline Marcuzzo, arquiteta, explica que uma solução é a construção de diques de contenção com pedras, do que são feitas as casas.
Apesar de ser uma cidade construída dentro de uma muralha medieval e possuir dezenas de castelos datados da Idade Média, a cidade atrai turistas do mundo todo graças ao fenômeno das super ondas, principalmente nos equinócios europeus, em março e setembro.
Confira abaixo o vídeo do fenômeno:
E você, teria coragem de visitar um lugar assim? Conta pra gente.