Para quem ama um turismo arqueológico de qualidade, não deve perder a oportunidade de conhecer o Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como região do Vale do Catimbau. O parque abrange ao menos quatro municípios do estado de Pernambuco: Tupanatinga, Ibimirim, Sertânia e Buíque, município que é a “porta de entrada” para o Parque Nacional. 

Localizado no sertão pernambucano, o parque conta com paisagens de tirar o fôlego. O bioma de Caatinga revela uma paisagem riquíssima em espécies puramente desta região. Além do bioma, existem centenas de formações rochosas, como a ‘pedra do cachorro’. As belezas de Buíque não são vistas apenas de dia, por ser um parque nacional preservado, muitas pessoas aproveitam a ausência de luzes artificiais e assistem ao espetáculo celeste. É possível visualizar centenas de constelações a olho nu e até mesmo a nossa via láctea. Um show à parte para estudiosos.  

Veja também: Saint Malo e suas ondas gigantes; entenda o que atrai os turistas para esta cidade medieval francesa

O parque possui vários guias, porém as trilhas são possíveis de serem feitas sozinho. Muita gente aproveita a maravilhosa paisagem para acampar, já que é preciso de vários dias para conhecer o parque por completo. 

A região é um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil, pois foi encontrado vestígios de comunidades indígenas que viveu por esta região. Os vestígios são vistos sobretudo nas paredes das rochas, nas conhecidas pinturas rupestres. O parque conta com centenas de evidências de vários grupos humanos que viveram nesta região, e é possível conhecer sobre a história e cultura destes povos, olhando unicamente para as pinturas encrostadas nas rochas. 

O sítio arqueológico é protegido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), neles podem ser encontrados cemitérios indígenas, aldeias, registros materiais e muito registro fóssil. Buíque vem ganhando cada vez mais força turística, já que é a porta de entrada para o vale, e o município, embora pequeno, conta com uma estrutura boa para receber as centenas de turistas que visitam o parque diariamente. O município possui pousadas bastante acessíveis, restaurantes e o aconchego que só uma cidadezinha no interior pode proporcionar. 

Ficou interessado? Já conhece este paraíso? Conta aqui pra gente.