Uma das convidadas da edição do ‘Encontro com Patrícia Poeta’ dessa quarta-feira (10) foi a atriz Marcela Fetter, que vive a personagem Érica em ‘Pantanal’. Entretanto, sua participação foi marcada pelo uso de um termo considerado racista e uma “bronca” de Manoel Soares.

Ao falar sobre a personagem, Marcela falou que Érica “não é flor que se cheire” e usou a expressão “ovelha negra”, cujo estudiosos pedem para que seja evitado por sua conotação racista. “A Érica que não é dessa família. É a ovelha negra da família“, disse. Rapidamente, o co-apresentador rebateu a atriz: “Ou branca“.

Assista o momento abaixo:




Leia também: [VÍDEO] Mulher parada pela polícia mostra “cartão de privilégio branco” e é liberada de tomar multa: “É hilário”

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

A expressão é considerada preconceituosa pois associa o “negro” ao negativo e o “branco” ao positivo e padrão. Seu contexto original é que, em ovelhas, a lã preta vem de um gene recessivo e pode acontecer em um cruzamento com duas ovelhas brancas. Durante os séculos 18 e 19, os ingleses acreditavam que a ovelha negra era um sinal do diabo.

Nas redes sociais, a reação de Manoel foi elogiada por alguns internautas, mas bastante criticada por outros. “Manoel Soares se garante na hora de corrigir frases racistas. Que elegância e educação”, elogiou uma usuária. “Decretou o fim do racismo! Se ele quisesse mesmo ser útil poderia corrigir individualmente ela, ao invés de expor assim e ser inconveniente“, disparou outro.

Qual sua opinião sobre o termo? Concorda com Manoel?