Localizada no estado da Pensilvânia, a cidade de centralia possuía um aterro sanitário que, segundo moradores, estava incomodando a todos com o mal cheiro. No dia 28 de maio de 1962, haveria uma festa na cidade em homenagem aos heróis que morreram durante a 2ª Guerra Mundial e a cidade temia que o mal cheiro do aterro pudesse estragar a atmosfera do evento.

Para tentar resolver os problemas relacionados ao mal cheiro, foi decidido atear fogo no aterro. Foi aí que a situação só agravou. A falta de instrução das autoridades geraria um desastroso erro que a tornaria uma cidade fantasma. Inicialmente, a operação parecia ter sido sucesso, mas não imaginavam que por baixo dos seus pés as chamas se alastravam por entre o labirinto de túneis. Apenas no dia 29, a cidade percebeu que a situação havia fugido do controle. Como o tempo estava seco, o lixo superficial começou a pegar fogo, graças ao calor que estava sendo liberado pelo incêndio subterrâneo.

Veja também: Pompeia: a cidade soterrada pelas cinzas do Vesúvio

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

O problema para que o incêndio não parasse é que descobriram um sistema de túneis que levavam a uma antiga mina de carvão logo, qualquer tentativa de conter o fogo seria inútil. A fumaça desde então sai pelo solo, por entre as fissuras causadas pelo calor subterrâneo e uma enorme quantidade de monóxido de carbono é liberado na atmosfera em consequência da queima do carvão. 

As inúmeras famílias que habitavam a cidade foram obrigadas a deixarem a cidade, pois a mesma foi considerada inabitável. Em diversos locais surgiram rachaduras enormes no solo e por consequência, mais de 600 construções acabaram tendo que ser demolidas. 30 anos depois, em 1992, só haviam sete moradores na cidade e eles foram proibidos pelo governo de deixar suas casas para os herdeiros. Estima-se que o incêndio só irá terminar por volta de 250 anos. 

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Já tinham ouvido falar nesta cidade? Conta pra gente o que achou.

Categorized in:

Curiosidade,