No longínquo ano de 2012, o Brasil inteiro acompanhou a reviravolta na vida de Rafael Nunes, conhecido na internet como Mendigo Gato, devido ao compartilhamento de uma imagem tirada pela fotógrafa Indy Zanaro, brasileira que reside em Atlanta, nos EUA.
O homem recebeu o apelido graças a sua beleza diferencial e, após a repercussão do caso, teve sua identidade revelada em poucos dias. Rapidamente, as emissoras de televisão o procuraram para que pudesse contar sua história e sanar a curiosidade dos brasileiros.
Leia também: [VÍDEO] Caminhão de cerveja tomba e carga é saqueada por moradores locais
Rafael nasceu em Curitiba e era modelo quando conheceu o mundo das drogas, principalmente o crack, aos 17 anos. Infelizmente, o vício destruiu sua carreira emergente e, com isso, ele passou a viver como morador de rua na capital paranaense, mas sua família estava no Mato Grosso.
“No início, pedia dinheiro para comprar comida”, relatou em entrevista à Record TV. “Então eu separava, no bolso esquerdo o que era para comer, e no direito o que era para a droga. Mas chegou um momento que eu já pegava tudo que conseguia e usava para droga.”
Quando passou a morar na rua, Rafael precisou que vender suas roupas para sustentar seu vício, além de arranjar alguns bicos com construção civil. Para fazer a higiene básica e se alimentar, ele pedia para os funcionários em bares e restaurantes, enquanto dormia em agências bancárias fugindo do frio.
Com o sucesso da foto, o curitibano ganhou um tratamento em uma clínica de reabilitação no interior de São Paulo. Daí, sua vida melhorou sucessivamente e atualmente é casado e tem dois filhos com a jornalista Clarisse Couto. Ele mora em Niterói, no RJ, e passou a dedicar-se de seu sonho: a gastronomia.
Leia também: Mulher decide ajudar morador de rua, se apaixona e tem dois filhos com ele
Lembra desse caso de 2012? O que você achou dessa transformação?