Após 70 anos no trono, a rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos nesta quinta-feira (8). A notícia acontece horas depois após o Palácio de Buckingham fazer um pronunciamento oficial sobre seu quadro de saúde. Além disso, todos os familiares da monarca foram convocados para a residência oficial da família real na Escócia para acompanhá-la em suas últimas horas.

A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã“, declarou a nota oficial. A causa da morte não foi divulgada mas, no final do ano passado, os médicos da realeza afirmaram que Elizabeth sofria de “problemas de mobilidade episódicos”.

Veja também: Morre aos 96 anos a rainha Elizabeth II após 70 anos no trono; saiba mais

Entenda o que acontece daqui para frente

Agora começa a operação ‘London Bridge’, que consiste em um roteiro detalhado com tudo que deve ser feito após a morte da soberana. A primeira pessoa a receber a notícia, depois de sua família, foi o seu secretário particular. A segunda pessoa a ser notificada foi a primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss, que foi nomeada pela rainha na terça-feira (6).

Os próximos foram os chefes de Estado dos 53 países do Commonwealth. Só depois de tudo isso a imprensa foi autorizada a fazer o anúncio para o público. O site e as contas oficiais da realeza nas redes sociais também emitiram um comunicado e ficaram em preto e branco.

Novo rei

Com a declaração de morte, Charles se tornou imediatamente o rei da Inglaterra, sendo oficialmente chamado de Charles III. Sua esposa, Camilla Parker, também recebe um novo título: rainha consorte. A rainha Elizabeth já declarou que gostaria que Camilla virasse princesa consorte, mas a decisão final é tomada por Charles.

Na mesma noite da morte de sua mãe, Charles tem que fazer um discurso que será televisionado. E no dia seguinte, às 11h da manhã dessa sexta-feira (9), ele será proclamado rei. A coroação não tem uma data oficial para acontecer.

Veja também: Designer mostra como seriam os personagens de filmes e desenhos animados caso se tornassem pessoas reais

Luto

O luto no país vai durar 12 dias e apenas no fim, a rainha Elizabeth será enterrada no Castelo de Windsor.

Coroação de Charles e mudança de residência

A coroação da própria rainha Elizabeth demorou um ano e quatro meses após ter recebido o trono e espera-se que o mesmo ocorra com Charles. O novo rei terá que se mudar para o Palácio de Buckingham, deixando a casa que vive atualmente, Clarence House, para seu filho, o príncipe William, e a família.

Mudanças para os súditos

As mudanças notadas pelos súditos serão mínimas, como por exemplo, o hino nacional. Ao invés dos ingleses cantaram “Deus salve a Rainha”, eles irão cantar “Deus salve o Rei”. A libra também terá uma mudança: a partir de agora, as notas serão impressas com o rosto de Charles estampado.

Veja também: Maiores polêmicas e momentos constrangedores que já aconteceram nas premiações do Oscar

Príncipe William

O neto da rainha não recebe o título de príncipe de Gales automaticamente apenas por ser o herdeiro imediato de Charles, pois é ele quem deve oferecer esse título. A monarca só concedeu a Charles 5 anos após ela virar rainha. Essa é uma tradição que está na família real desde 1301. Caso Charles conceda o título à William, Kate Middleton viraria princesa de Gales, assim como foi sua sogra, Diana.

Gosta do nosso conteúdo? Comente e compartilhe com um amigo.