Já passamos por diversas propagandas enquanto ficamos em frente à tv. Entre 1989 e os anos 90 era ainda mais comum ver grandes marcas com suas diversas campanhas publicitárias e com toda inocência deixamos passar despercebidas algumas delas. Naquela época houve propagandas infantis que saíram do ar por conta da CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) consideradas impróprias ou que não passavam uma boa imagem e nos dias de hoje seria ainda mais difícil essas clássicas propagandas serem aprovadas. Então confira abaixo 6 comerciais infantis que foram censurados e veja se lembra de algum deles.
#1 Phantom System
O comercial saiu do ar por ter uma cena com um soldado nazista atirando nas crianças. Um consumidor fez a denúncia e a CONAR entrou com um processo com a suspensão do comercial. Depois de muita discussão decidiram que o comercial não precisaria ser banido, mas a cena com o soldado tinha que ser alterada ou removida. Com o tempo o comercial voltou a ser exibido, mas nos dias de hoje jamais seria aprovado.
Veja também: 5 séries sobre investigação criminal na Netflix para assistir no final de semana
#2 Géléinha
A CONAR entrou com uma ação contra essa propaganda alegando que as crianças estavam utilizando muito a Géléinha perto da boca em algumas cenas. A empresa disse que o produto não é tóxico, mas a CONAR insistiu que o comercial fosse alterado removendo as cenas das crianças com o produto próximo a boca.
#3 Tênis Xuper Star
No comercial a Xuxa diz que “se seu tênis está velhinho, está na hora de trocar por um Xuper Star”. A cena das crianças destruindo os tênis para ganhar um novo, parece engraçada mas não agradou a CONAR, que disse que isso pode ser considerado como uma incentivo para as crianças estragarem seus calçados. O comercial teve que ser tirado do ar.
Veja também: Após protestos de censura, Disney aprova cena de beijo LGBT em spin-off de Toy Story
#4 Brinquedos das Tartarugas Ninjas
Os anúncios vinham com a frase “Encha o saco até ganhar”. A denúncia dizia que esse tipo de slogan pode ser considerado constrangedor para os pais e até mesmo inferiorizar os consumidores que não podem adquirir. O comercial foi banido e a empresa recebeu uma advertência por ser a segunda que faziam um comercial que não utilizava dos termos corretos.
#5 Tesouras do Mickey
Pelo mesmo motivo do comercial das Tartarugas Ninja, essa propaganda também foi banida das tvs. No comercial a criança com a tesoura dizia “Eu tenho, você não tem”, o que não era bem visto aos olhos do consumidor.
#6 Cai Cai Balão
Após a denúncia de um consumidor, a CONAR entrou com um processo contra a propaganda por ter um personagem alcoólatra. Em defesa, a Estrela disse que era apenas um personagem que fazia muito sucesso (naquela época) e que em nenhum momento ele se referia a bebidas ou algo do tipo. Depois de muita briga na justiça, o comercial foi reduzido à 15 segundos, para mostrar por menos tempo possível o personagem.
Veja também: Internautas notam que Maísa está sendo perseguida digitalmente por homem que diz ser apaixonado por ela
Conhecida alguma dessas propagandas? Achou correto as censuras? Deixe um comentário.