A história a seguir é um tanto inusitada e aconteceu graças ao fotógrafo Simon Dell, que, segundo ele, praticamente tropeçou em uma família de ratos em seu jardim. Isto mesmo. O fotógrafo decidiu criar uma mini vila para os roedores ao invés de construir armadilhas para capturá-los.

O fotógrafo que era acostumado a capturar a vida selvagem através de suas lentes mora no Reino Unido, possui uma casa com uma área externa bastante espaçosa e determinado dia estava fotografando os pássaros em seu jardim, quando viu algo se movendo no chão. Quando apontou a sua câmera, percebeu que se tratava de uma família de ratos que estava passeando. Segundo Dell, um pequeno ratinho estava em pé, parecendo um suricato.  Ao invés de espantá-los ou até mesmo tentar capturá-los com alguma armadilha, ele entrou dentro de casa e pegou alguns amendoins para os pequenos roedores. Poucos minutos depois os ratinhos se fartaram das guloseimas e ali se estabelecia uma relação amigável. Neste momento o fotógrafo decidiu que não apenas os abrigariam, mas que construiria um lugar para eles viverem de forma segura.

O fotógrafo contou que no seu jardim existe todo tipo de vida selvagem. “Temos uma raposa que nos visita todas as noites”, contou ele. Simon contou que também existem muitos pássaros que fazem seus ninhos e outro dia até apareceu uma garça acinzentada que acabou pegando vários peixinhos dourados de sua lagoa. Noutros tempos, ele relata que tinha um rato, que ele denominou de George, o qual ele empilhou alguns troncos de árvore em volta de uma caixa e cobriu com musgos para proteger o pequeno.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Simon contou que os gatos ficam por trás da cerca só olhando, mas não passava pela cerca porque ele também possui um cachorro pequeno, que de alguma forma acaba protegendo os roedores. A ideia de dar um lar protegido dos perigos externos, junto com a criatividade de criar toda uma vila para vê-los viver, motivou o fotógrafo a criar um habitat vivo, com todos elementos de uma mini cidadezinha. Ele sabia que saindo dali os ratinhos poderiam ser uma presa fácil para outros animais.

A primeira parte do trabalho, de acordo com o fotógrafo, foi até fácil e levou apenas uma hora para ficar pronta. A estrutura foi aumentando quando ele percebeu que nos dias seguintes vieram mais ratos. Mais compartimentos foram criados, com três entradas e saídas para que eles pudessem se movimentar ou até mesmo escapar, caso precisasse. Com vista no inverno que se aproximava, Simon foi preparando o espaço para que tivessem maiores chances de sobreviverem. Ele relatou que a ratinha ‘Mildred’ está grávida e acredita que terão uma ninhada provavelmente pelo natal. Como os roedores podem ter até 14 bebês por ninhada, o fotógrafo não vê problema de expandir os compartimentos em seu grande jardim, já que as consideram, criaturinhas fotogênicas e muito fofas.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Veja também: Cinegrafista amador registra OVNI no Chile

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

A alimentação dos ratinhos, em geral é natural, como nozes, sementes de girassol, sementes de avelã e frutinhas diversas. Como Dell sempre amou fotografias, as suas habilidades foram se aperfeiçoando com o tempo, o que ajudou a obter as melhores capturas da vida selvagem. O fotógrafo contou que mais do que ter apenas lentes boas, aprender a controlar a câmera e compreender suas configurações, são habilidades que ajudam a tirar as melhores fotos. Compreender os hábitos dos animais que pretende fotografar, também ajuda a saber o melhor momento de dar um zoom e dar o click.

Simon garante que os ratos tem uma vida muito feliz em seu jardim, e acredita que agora no inverno, eles demorarão mais a sair, já que os dias são mais curtos. O fotógrafo disse que para que não tenham frio, ele deixou penas de ganso de travesseiros antigos para ajudar a mantê-los aquecidos.

E você, gostou de saber dessa história? Conta pra gente. 

Categorized in:

Curiosidade,