Se você é uma pessoa que pratica o turismo gastronômico, esta matéria é para você (ou não). Através da culinária conhecemos melhor sobre a cultura de determinado lugar, pois em seus pratos, são impressos os rituais e até mesmo as especiarias encontradas nas diversas regiões do mundo. O termo “exótico”, que, geralmente está associado à excentricidade dos ingredientes, será refinado após vocês conhecerem os pratos abaixo.
A peculiaridade e individualidade de cada um é, certamente, um desafio até mesmo para aquelas pessoas que amam conhecer culinárias diferentes. A realidade de países que enfrentaram guerras e escassez levou a muitos países a desenvolver hábitos culinários particularmente estranhos. Confira as 10 comidas consideradas mais estranhas do mundo.
# 1 – Gafanhotos com chocolate (Israel)
Você já se imaginou comendo gafanhotos na sua sobremesa? Este é um prato servido após a refeição principal e são servidos fritos com uma cobertura de chocolate.
# 2 – Ovo centenário (China)
O prato é uma iguaria, e, embora não tenha a melhor aparência do mundo, ele consiste basicamente em um “ovo podre”. Os ovos ficam cobertos por argila, cinza e sal por alguns meses até a sua gema ficar numa tonalidade verde-escura, neste momento eles estão próprios para o consumo.
# 3 – Airag (Mongólia)
Este não é exatamente um prato, mas é um ‘leite de cavalo fermentado’. O leite de égua é deixado fermentado num líquido gaseificado azedo e é servido em uma xícara de formato de tigela. Após o processo, o líquido fica levemente alcóolico.
# 4 – Casu Marzu (Itália)
O famoso “queijo podre” é um prato feito a partir do queijo pecorino estragado. As larvas das moscas do queijo eclodem por dentro, escavando e digerindo as gorduras. O resultado disso é uma iguaria que pode ser comida com ou sem os vermes.
# 5 – Sopa de ovos de formiga (Laos)
Considerada uma das sopas mais estranhas do mundo, a sopa é uma combinação de ovos de formigas e embriões parciais de formigas brancas. Quando se deseja adicionar acidez ao prato, são utilizadas algumas formigas bebês. Embora aparente certa estranheza, o prato é bastante saboroso e o seu gosto se aproxima do camarão.
# 6 – Balut (Filipinas)
O ‘ovo fertilizado’ de pato é uma iguaria em que o embrião que está em parcial desenvolvimento, é fervido vivo e comido temperados com vinagre, sal e pimenta.
Veja também: 6 destinos no Brasil com gastronomia de dar água na boca
# 7 – Shirako (Japão)
Este prato é um desafio até para quem não tem problemas em comer comida estranha. O nome do prato, traduzido, significa “crianças brancas”, mas é basicamente sacos de esperma de bacalhau, peixe-balão ou peixe-pescador. O prato de aparência duvidosa tem sabor de creme doce. E aí, comeriam?
# 8 – Tarântulas fritas (Camboja)
Sob o regime do Khmer Vermelho, os cambojanos famintos sentiram a necessidade de comerem tarântulas fritas. Hoje já não são comidas por necessidades, mas o aracnídeo se tornou um lanche em todo o país. Há relatos de que o seu sabor se assemelhe ao caranguejo.
# 9 – Bosintang (Coreia do Sul)
Esta sopa certamente é a mais “bizarra” para nós ocidentais, pois o seu ingrediente principal é, pasmem, carne de cachorro, junto com uma série de especiarias, cebolinhas e dente-de-leão. O prato hoje em dia é mais incomum, mas ainda é popular entre os povos mais velhos.
# 10 – Olhos de atum (Japão)
Os japoneses são famosos por aproveitarem todas as partes do atum. Os olhos, que são vendidos bem mais baratos nos mercados, são cozidos a vapor com molho de soja e alho. Algumas pessoas dizem que o seu gosto se assemelha ao da lula.
Quando conhecer um desses países, que tal provar uma dessas iguarias?