Embora seja um grande inconveniente e bastante comum no cotidiano, ter o carro sujo não atrapalha seu funcionamento. Entretanto, a prefeitura de Congonhas, uma pequena cidade mineira na região do Alto Paraopeba, aprovou um decreto para multar quem transitar com o veículo sem estar limpo.
O Decreto n° 6.094, de 10 de dezembro de 2014, proíbe o tráfego de automóveis com potencial de causar danos para via pública ou pessoas, através da sujeira causada pela deposição de resíduos minerais. Caso seu carro seja considerado irregular, a Guarda Municipal está autorizada a aplicar multas no valor de R$ 130 e quatro pontos na CNH.
Leia também: 5 carros abandonados após o ‘Lata Velha’, veja o antes e depois
A medida afirma que a sujeira dos minérios pode trazer impactos ao meio ambiente e à saúde dos moradores de Congonhas, que fica às margens da BR-040. Essa rodovia tem um alto volume de tráfego de caminhões que fazem o transporte desses materiais e acaba sujando os carros que passam por lá, principalmente em dias chuvosos.
Na verdade, o decreto também proíbe a circulação de carros e caminhões vindos de mineradoras. Se você está planejando uma visitar Congonhas, é recomendável parar em um posto antes de entrar no município mineiro para realizar uma lavagem e ser bem-vindo na cidade.
Leia o decreto abaixo:
Leia também: [VÍDEO] Motorista é ‘jogado’ pra fora de seu carro em movimento e vídeo do momento viraliza na web
Vale lembrar que ter o carro sujo não é motivo para tomar multa em outras localidades. Ainda assim, é sempre recomendável que você mantenha o interior e o exterior higienizados para a saúde do seu veículo. Essa medida higiênica pode aumentar não só o tempo de vida do carro, como também garante a saúde do motorista e dos passageiros.
O que você achou do decreto de Congonhas?