Rocca Imperiale é uma comuna italiana que está situada na Província de Cosenza, na região da Calábria ao Sul da Itália. O pequeno município é um dos principais destinos na Itália e conta com uma imensa riqueza histórica e natural.
A cidade que está a 200 metros de altitude e é banhada pelo mar Jônico é também conhecida como a ‘Vila medieval onde florescem os limões’. A aldeia recebeu a classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e iniciou o seu cultivo de limões por volta de 1600. A temperatura amena na região durante o inverno propicia o seu crescimento, levando-os a florescer ao menos 4 vezes durante o ano.
No seu centro histórico é possível visualizar uma espécie de presépio, que conta com pequenas casas aos pés do morro, enquanto no seu topo é encontrado o castelo medieval. A posição das casas é estratégica, pois no passado, visava proteger o território de ataques.
O castelo que está no topo da colina é o ‘Castelo Svevo’ e é uma das principais atrações da comuna. A estrutura imponente foi construída em 1221 por Frederico Ruggero di Hohenstaufen, que foi rei da Sicília. Embora a construção seja riquíssima em detalhes, é possível conseguir fazer a visitação no seu interior em menos de uma hora.
Veja também: Desbravando o mar: os maiores navios de cruzeiros do mundo
Como se não bastasse os monumentos medievais, em Rocca é possível encontrar diversos monumentos religiosos e é conhecido por ser um dos principais destinos para o turismo religioso na Itália. Além dos fiéis, muita gente resolve conhecer as igrejas famosas simplesmente pela sua arquitetura perfeita ao estilo romântico. Uma das principais igrejas é a Igreja Matriz, uma construção dedicada à Santa Maria in Cielo Assunta.
Na comuna de Rocca também está o ‘Museo delle Cere’ (Museu de cera) que está localizado num mosteiro antigo, um ambiente com um grande acervo místico de antiguidade. Neste museu é possível encontrar diversas personalidades, como Che Guevara, Mussolini, Madre Teresa de Calcutá e personalidades locais, como o soldado Francesco Mesce.
Agora, se o seu desejo é conhecer as belíssimas praias, o litoral possui pelo menos 7 quilômetros de orla, que conta com uma areia branquinha e um mar cristalino. A praia mais famosa é a de ‘San Nicola’ que está ao Norte e é um dos principais destinos para quem tem crianças, já que a praia é bastante rasa e tranquila.
Rocca Imperiale é a perfeita combinação de paisagem natural e um belíssimo patrimônio histórico, um destino maravilhoso para quem deseja aproveitar as maravilhas do Sul da Itália.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa vila medieval? Conta pra gente.