O nosso planeta é também conhecido como ‘Planeta Água’, título concedido porque a terra é coberta por água em pelo menos 70% e do total de água presente no planeta, 2% estão em estado sólido, nas calotas polares.
Embora a terra passe por cíclicos períodos de resfriamento e aquecimento, os últimos séculos têm acelerado o processo de aquecimento, levando ao rápido derretimento das grandes geleiras. Este é um problema grave, tendo em vista que gera todo um desequilíbrio no ecossistema, além de danos irreversíveis para as cidades costeiras.
Em um estudo publicado pelo ‘Journal Of Geophysical Research: Oceans’, um alerta foi emitido e se viu que com o derretimento da geleira ‘Pine Island’ da Antártida resultaria no aumento de pelo menos 50 cm do nível dos oceanos.
Veja também: As 10 comidas eleitas as mais estranhas do mundo
O Brasil é um lugar que seria duramente afetado com o aumento do nível dos oceanos. Muitas cidades brasileiras costeiras estão no mesmo nível que os Oceanos ou até mesmo abaixo do nível. Em grandes planícies alagadas, como é o caso de algumas regiões amazônicas, também sofreria com os danos do aumento do nível das águas.
Não apenas o Brasil sofreria com alagamentos, mas muitas cidades ficariam totalmente submersas, caso o gelo das calotas polares chegasse a derreter totalmente. O IPCC (Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas) publicou em estudos recentes que é possível que até o final deste presente século, o nível dos Oceanos aumente pelo menos 1 metro.
Agora e se todo o gelo derretesse? De acordo com o canal ‘Science Insider’, se o nosso planeta passasse por este evento extremo, o nível do mar subiria 65 metros acima do volume atual. Este canal simulou em vídeo o que aconteceria com o nosso planeta, caso ele sofresse com uma catástrofe neste nível. Veja abaixo a animação que mostra como ficariam as cidades costeiras:
E aí, você imaginaria que as águas dos Oceanos subiriam tanto? Sua cidade estaria segura caso houvesse um caso extremo desses? Conta pra gente.