É normal imaginar como é viver em um lugar onde nunca anoitece, não é? Embora não pareçam que eles existem, eles são bem reais e são encontrados nos dois polos. O fenômeno é natural e é popularmente conhecido como o ‘sol da meia-noite’.
Antes de conhecer os 7 lugares onde “nunca” anoitece, é importante saberem que esses fenômenos acontecem apenas por determinado período e esses dias são periódicos, dando então espaço para ocorrer o fenômeno inverso, em que o dia “nunca” amanhece, tendo, portanto, dias escuros, como se fossem noites.
Abaixo vocês conhecerão 7 lugares onde ocorrem o fenômeno do ‘sol da meia-noite’:
# 1 – Svalbard, Noruega
A cidade está em uma região mais ao extremo norte e é possível não apenas visualizar o fenômeno do ‘sol da meia-noite’, em alguns dias do verão, mas também é visto a aurora boreal durante o inverno. O local é uma área de proteção ambiental e é popularmente conhecido como o ‘reino dos ursos polares’.
# 2 – Fairbanks, Alaska
Uma cidade com um pouco mais de 30 mil pessoas, também ocorre o fenômeno. Em épocas que o sol não se põe, acontecem diversos festivais de comemoração. Nos jogos que acontecem até às 22h do horário local, não é necessário utilizar luzes artificiais, já que o sol ilumina até à noite.
# 3 – São Petesburgo – Rússia
Uma das maiores cidades russas, nas noites claras ocorrem eventos especiais em comemoração, como balés, óperas e o famoso ‘Festival das Noites Brancas’, entre outras performances.
Veja também: Rocca Imperiale: um destino na Itália ao estilo medieval
# 4 – Ilulissat – Groelândia
Fundada no ano de 1743, a pequena cidade conta apenas com 4500 habitantes e ainda assim é a terceira maior do país. A cidade conta com a atração do ‘fiorde de gelo ilulissat’, declarado patrimônio histórico e artístico da humanidade.
# 5 – Norilsk, Rússia
Este é um outro lugar que possui longos períodos de sol, bem como longos períodos escuros. A temperatura média é de 15° no mês mais quente do ano, que é o mês de julho.
# 6 – Whitehorse, Canadá
Neste território, o dia mais longo do ano só desaparece a partir da 1h da madrugada e após três horas ele reaparece. Muitas pessoas preferem lugares de dias longos para aproveitar as atividades ao ar livre, como esportes e passeios.
# 7 – Ólafsjörður, Islândia
Assim como em Yukon, no Canadá, esta cidade islandesa possui dias ininterruptos no verão. O dia mais longo do ano é no final do mês de junho e o sol aponta no horizonte apenas 1 hora da manhã e logo em seguida, retorna a subir.
E aí, gostou de conhecer estes lugares curiosos? Conta pra gente.