O Brasil é um país de imensa riqueza ambiental, porém é um país que já sofreu com diversos desastres ambientais ao longo da sua história, muitos deles, levando até a morte de dezenas de pessoas. Veja a seguir, alguns destes desastres que ficaram marcados na vida de milhares de pessoas:
# 1 – Acidente com césio-137 (Goiania – GO)
O maior acidente radioativo do Brasil ocorreu em 1987 em Goiania. Dois catadores de lixo acabaram encontrando um aparelho de radioterapia em uma clínica que havia sido abandonada e resolveu pegar o aparelho para vendê-lo ao ferro velho. Ao desmontar, ele percebeu que dentro, havia uma cápsula com o material radioativo do Césio. Após um tempo, as pessoas que tiveram contato com o material começaram a sentir ânsia de vômito e tontura. Neste acidente morreram 4 pessoas e a empresa responsável pela tragédia foi o Instituto Goiano de Radioterapia.
# 2 – Vazamento de óleo (Bacia dos Campos – RJ)
Um dos maiores vazamentos de óleo do Brasil aconteceu no interior do Rio de Janeiro em 2011 devido a uma perfuração errada do poço. Foi expelido cerca de 3700 barris de petróleo e foi um terrível crime contra a fauna e a flora. A empresa culpada do crime ambiental foi a Petroleira Americana Chevron.
# 3 – Rompimento da barragem do Fundão (Mariana – MG)
No ano de 2015 uma gigantesca tragédia ambiental ocorreu no interior mineiro, onde a barragem que era usada para guardar os rejeitos de minério de ferro se rompeu e levou a devastação de milhares de quilômetros de solos e rios contaminados, bem como destruição de boa parte da flora e, principalmente, a contaminação do mar. A cidade de Bento Rodrigues que estava a 8km da barragem ficou embaixo da lama poucos minutos depois. A enorme quantidade de lama atingiu ao menos 40 municípios até “desaguar” no Oceano Atlântico, pelo estado do Espírito Santo. Morreu um total de 19 pessoas e a empresa culpada pela tragédia foi a Samarco.
# 4 – Naufrágio da Plataforma P-36 (Bacia de Campos – RJ)
A plataforma da Petrobrás sofreu um desastroso naufrágio no ano de 2001 que resultou na morte de 11 pessoas. A plataforma, que até o momento era a maior existente, estava com 175 pessoas no total. O acidente ocorreu com uma explosão, que trouxe a plataforma para o fundo do mar durante três dia. Os problemas foram associados às falhas na sua manutenção e a empresa responsável pelo desastre foi a Petrobrás.
Veja também: As 10 comidas eleitas as mais estranhas do mundo
# 5 – Rompimento da barragem Mina do Feijão (Brumadinho – MG)
Este foi considerado uma das maiores tragédias ambientais do país e ocorreu no início de 2019. A barragem abrigava rejeitos de minério e ao romper, cerca de 12 milhões de metros cúbicos foram expelidos numa espécie de avalanche de lama tóxica que atingiu o município de Brumadinho, bem como o rio que fornecia água para as regiões próximas. Toda a natureza sofreu com os impactos do rompimento desta barragem e ao final do “acidente”, morreram 259 pessoas e a empresa culpada pelo crime é a atual Vale S.A., que na época era a Companhia Vale do Rio Doce.
E você, lembrava desses desastres ambientais que atingiu nosso país? Conta pra gente.